Baleia Azul: o jogo que está a dar que falar, agora em Portugal

Manuel Guedes
Manuel Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Baleia Azul é o jogo de que provavelmente mais deves ter ouvido falar nos últimos tempos, pese embora pelas piores razões. Para quem não o conhece, recomendo que não o jogue, porquanto se revela um jogo perigoso e com efeitos prejudiciais.

Vê ainda: Tecnologia com descontos relâmpago só até ao próximo domingo

O jogo é destinado a jovens e pessoas vulneráveis que se encontram em estado perturbado, com o intuito de as levar a cometer atos que ponham em causa a sua integridade física, podendo em casos extremos, chegar ao suicídio.

Porquê o nome Baleia Azul? Segundo uma crença, o arrojar - exemplificado na imagem abaixo - de algumas baleias azuis corresponde a uma tentativa de suicídio.

Conhecido também por Blue Whale em Inglês, ou Siniy Kit em Russo, o jogo é composto por 50 desafios diários. Cada desafio é enviado por um curador que exige provas da realização do desafio através, por exemplo, de uma fotografia.

Uma das principais regras do jogo é que deve ser jogado até ao fim, sem desistências e principalmente sem contar a alguém de que o estás a jogar. A maior parte dos desafios envolve auto-mutilação, sendo que o último desafio envolve o suicídio da pessoa.

Blue Whale foi difundido pela famosa rede social Russa VKontakte, sendo que noutros países tem sido propagado por outras redes sociais. Apesar do jogo conter alguns desafios simples e que não são prejudiciais - como partilhar certas publicações, ou estar um dia inteiro sem falar com alguém -, a maior parte dos desafios não correspondem à simplicidade destes. Passam por subir a telhados, sentar na borda de pontes, furar a mão com agulhas, entre outros.

Alguns jovens são contactados pelos curadores por exemplo através de determinadas hashtags - # - ou por certos grupos nas redes sociais. Os auto denominados curadores, são responsáveis por introduzirem os jogadores nestes desafios, chegando mesmo a ameaçar os jovens caso estes pensem em desistir, pondo em causa a segurança da família destes. Este "jogo", começou em 2016 na Rússia, um dos países com a taxa de suicídios mais elevada do mundo. Teme-se agora que o jogo tenha chegado a Portugal.

Recomendo veemente que não tenhas contacto com esta realidade que se está a revelar muito perigosa, e que se conheces alguém envolvido, tentes ajudar essa pessoa e mesmo denunciar o caso às autoridades competentes.

Outros assuntos relevantes:

Histórias do WhatsApp tem mais utilizadores diários que o Snapchat

Netflix vai trazer HDR e Dolby Vision para o LG G6

WhatsApp voltará a cair um pouco por todo o Mundo