Aviate Launcher Android diz adeus à Google Play Store

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O conhecido launcher da Yahoo, Aviate, diz adeus à Google Play Store já no dia 8 de março. Quando se fala do sistema operativo Android temos em mente a sua personalização quase de imediato.

O sistema da Google é livre e para além de centenas de fabricantes a trabalharem no seu User Interface para os terminais, temos também desenvolvedores a trabalhar de forma a dar-nos mais soluções a nível de visual em aplicações na Google Play Store.

Vê ainda: Doogee: Marca Android traz soluções para smartphones com ecrã infinito

Ao contrário do sistema operativo iOS, Android é basicamente todo personalizável sem a necessidade de root. Tens Widgets, temas ou até ícones. Tudo isto na Google Play Store e, na sua maior parte, de forma gratuita. Há mil e uma formas de deixar o teu Android verdadeiramente teu.

Não faltam alternativas ao Aviate de qualidade na Google Play Store

O Aviate era um destes launcher's que dava a possibilidade de o fazer. O Aviate chegou de forma oficial à Google Play Store em 2014 e deu que falar pela sua irreverência e qualidade. O smartphone não precisava de grandes especificações para correr o launcher de forma fluída.

O Aviate acabou por mais tarde ser comprado pela Yahoo e hoje temos a informação que a aplicação será descontinuada e retirada da Google Play Store escreveu no seu blog que o launcher seria descontinuado e convidou os utilizadores a desinstalarem a aplicação.

Poderás continuar com a aplicação instalada, contudo, não esperes atualizações na aplicação ou atualizações nas notícias feed do tema.

A Yahoo já passou melhores momentos. Depois de ser adquirida pela operadora dos EUA Verizon, a empresa continua sem conseguir garantir a qualidade do serviço Google. Os resultados das pesquisas são bem mais reduzidos do que o da concorrente americana.

Esta decisão de descontinuar o Aviate não é propriamente uma surpresa. O launcher foi perdendo o carisma que alcançou depois da compra da Yahoo.

Mas não fiques triste porque não faltam por aí temas e launcher's prontos a tomar o seu lugar. Aliás, podes criar o teu sem qualquer tipo de conhecimento de código aqui.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi MIUI 10 – Smartphones que receberão a atualização Android

Nokia 7 Plus – Principais características deste Android reveladas

Enquanto que a Samsung não mudar, não a conseguirei levar a sério

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.