O Android Wear 2.0 foi a última grande investida da Google no mercado dos wearables. Esta foi a última grande atualização disponibilizada pela mãe do Android para smartwatches e trouxe algumas novidades interessantes. Uma delas é uma Play Store totalmente independente, que pode ser acedida através do teu smartwatch, e que apenas te apresentará aplicações compatíveis com a plataforma.
Mas esta não foi a única novidade implementada nesta atualização com vista numa maior independência do teu smartphone. Poderás agora também responder às tuas mensagens diretamente do teu pulso, bem como terás acesso a aplicações que serão instaladas na própria memória do smartwatch.
Vê ainda: Google Assistant tem agora uma voz muito mais natural graças à WaveNet
Embora algumas destas novidades sejam efetivamente interessantes, o facto é que o setor em si está numa fase menos boa. O setor dos wearables encontra-se numa das suas piores fases, quer pela adoção por parte dos consumidores, quer mesmo da parte das construtoras que apresentam cada vez menos propostas.
Mas a Google parece ainda não querer desistir definitivamente deste seu segmento de mercado. Ficamos recentemente a saber que empresa irá implementar uma nova forma de atualizar o seu Android Wear 2.0, com recurso à Play Store. A novidade chega-nos por intermédio de Hoi Lam, na sua página na rede social Google+.
Atualizações para o Android Wear 2.0 via Play Store permitem uma mais rápida implementação de novidades
Mas o que significa isto? O principal objetivo desta manobra é facilitar a disponibilização de pequenas melhorias para a plataforma. Desta forma deixa de ser necessária uma atualização completa ao sistema, via OTA. Com a simples atualização da aplicação do Android Wear, via Play Store, estas pequenas novidades poderão assim chegar ao teu pulso.
Como exemplo disso mesmo temos a última atualização disponibilizada na semana passada. A mesma trouxe suporte a aplicações de troca de mensagens instantâneas de terceiros aos Contactos, redução de cliques acidentais nas watch faces, melhorias na Play Store da plataforma e ainda algumas correções de bugs.
A Google prometeu já novas atualizações semelhantes no decorrer dos próximo meses, com o intuito de tornar cada vez melhor a experiência dos utilizadores da plataforma e assim tentar torná-la mais apetecível.
Outros assuntos relevantes: