Atenção! YouTube muda termos de serviço em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A plataforma de vídeos mais popular do mundo anunciou no final desta semana uma mudança nos seus Termos de Serviço. Esta já se encontrava em vigor deste novembro de 2020 nos Estados Unidos, sendo agora válida para outros territórios, incluindo Portugal.

YouTube passa a ter "direito de monetização" em todos os vídeos

Estas mudanças nos Termos de Serviço poderiam passar ao lado, ou não fosse uma alínea onde é referido o “Direito de monetização do YouTube”. Isto porque tal significa que o YouTube pode passar a exibir anúncios em quaisquer vídeos, mesmo que, enquanto criador de conteúdo, não queiras.

Esta é uma mudança significativa e que basicamente dá poder total ao YouTube neste campo. Mesmo os canais que não estejam no Programa de Parcerias do YouTube, poderão a partir de 1 de junho passar a ter anúncios. É para essa data que estão prometidas as mudanças resumidas abaixo:

  • Direito de monetização do YouTube: A plataforma tem o direito de monetização sobre todo o conteúdo enviado, e os anúncios podem ser exibidos em canais que não estão no Programa de Parcerias do YouTube.
  • Pagamento de royalties e retenção de taxas: Os pagamentos de receita para criadores de conteúdo que têm o direito de receber tais valores serão considerados como royalties do ponto de vista fiscal dos EUA, e o Google reterá os tributos sobre esses pagamentos, conforme exigido por lei.
  • Restrições de reconhecimento facial: Os Termos de Serviço já determinam que não é permitido coletar nenhuma informação que possa identificar alguém sem a permissão desta pessoa. Embora tal determinação sempre incluiu informações de reconhecimento facial, os novos Termos tornam esta disposição explícita.

Estes novos Termos entram assim em vigor a 1 de junho de 2021 e “ao continuar a usar o YouTube após essa data, concordas com as atualizações”. De referir que os novos Termos também se aplicam ao YouTube Kids.

Editores 4gnews recomendam:

  • Carro elétrico do IKEA? Prepara-te para a montagem (e conhece o preço)
  • Xiaomi Mi Band 6 já em português de Portugal. Sabe como ativar
  • Portugal na Eurovisão: as 10 melhores classificações de sempre
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.