Desde o mês de fevereiro, a Netflix acabou com uma das suas características mais populares em Portugal (e não só): as contas partilhadas com utilizadores que não vivem na mesma casa. E os números revelam que os utilizadores estão relutantes em pagar por planos de contas individuais.
Só em Espanha, a Netflix terá perdido mais de um milhão de assinantes durante o primeiro trimestre de 2023. E os dados da Check Point Research revelam que este é um cenário ideal para os cibercriminosos.
Contas "baratas" da Netflix estão normalmente associadas a crimes informáticos
Esta fonte identificou identificou inúmeras empresas ilícitas que vendem subscrições da Netflix na Dark Web. Os investigadores relatam canais de Telegram afiliados a portais cibercriminosos que fornecem o plano premium mensal da Netflix por cerca de 2 euros por mês.
Os referidos canais promovem a “eficácia e legitimidade do acesso total” de forma a atrair potenciais compradores. Mas deves ter em conta que as contas vendidas através destes portais estão frequentemente ligadas a outros crimes informáticos.
“A maioria destas contas é obtida a partir de credenciais comprometidas ou de contas violadas”, pode ler-se na investigação. Dessa forma, os cibercriminosos oferecem preços significativamente reduzidos, obtendo lucros totais sem incorrer em quaisquer custos.
E existe sempre o risco de, quem está do outro lado, não cumprir a sua parte. A Check Point Research afirma existirem casos em que os utilizadores não conseguiram obter acesso ou viram o seu acesso bloqueado após alguns dias, semanas ou meses.
4 sugestões para segurança na Netflix:
Tendo em conta os problemas identificados, a Check Point Software partilhou sugestões para que possas garantir a segurança da tua conta Netflix. Estas baseiam-se essencialmente na melhoria das palavras-passe.
- Senhas longas e diversificadas: Aumenta a complexidade da palavra-passe, utilizando uma combinação de 14 a 16 caracteres com várias letras (maiúsculas e minúsculas), símbolos e números.
- Memorável, mas difícil de adivinhar: Evita utilizar dados pessoais como datas de aniversário, nomes próprios ou de familiares ou informações facilmente detetáveis. O que pode ser fácil para o utilizador, também pode ser acessível para os cibercriminosos.
- Palavras-passe únicas: Evita reutilizar palavras-passe em diferentes contas. Se um atacante cibernético comprometer uma palavra-passe, obtém acesso ilimitado a todos os outros serviços registados, o que pode provocar danos mais significativos. Considera a utilização de um gestor de palavras-passe para as armazenar e gerir de forma segura.
- Manter as palavras-passe privadas: Nunca partilhes a palavras-passe com ninguém nem as guardes perto do computador, incluindo ficheiros digitais. Utiliza ferramentas de gestão de palavras-passe para um armazenamento seguro.
Caso detetes o aparecimento de novos perfis ou a reprodução de conteúdos invulgares na tua conta, deves verificar se existe acesso não autorizado e alterar imediatamente a palavra-passe.
Editores 4gnews recomendam: