Atenção! Segue o exemplo da Google e desinstala já estas apps do smartphone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O universo Android volta a ser fustigado por mais um lote de aplicações maliciosas presentes na Play Store. Ao todo temos 11 aplicações que deves remover já do teu smartphone, após a Google ter feito o mesmo na sua loja de aplicações.

As aplicações visadas foram desmascaradas pela empresa de segurança AppCensus, expondo publicamente as suas práticas maliciosas. Com efeito, estas podem roubar dados importantes dos utilizadores.

Eis as aplicações que deves remover já do teu smartphone Android

  • Speed Camera Radar
  • Al-Moazin Lite (Prayer Times)
  • Wi-Fi Mouse (remote control PC)
  • QR & Barcode Scanner (developed by AppSource Hub)
  • Qibla Compass - Ramadan 2022
  • Simple weather & clock widget (developed by Difer)
  • Handcent Next SMS-Text with MMS
  • Smart Kit 360
  • Al Quran MP3 - 50 Reciters & Translation Audio
  • Full Quran MP3 - 50+ Languages & Translation Audio
  • Audiosdroid Audio Studio DA

Google smartphone

Como facilmente podemos constatar, são aplicações com nomes que apelam a ferramentas de utilidade geral para o smartphone. Contudo, o seu propósito é recolher informações dos utilizadores que as instalem e sem o seu conhecimento.

Conforme avança a AppCencus, a recolha de dados engloba endereços de email, números de contacto ou passwords. O mais preocupante é a aparente recolha do histórico de localização GPS precisa dos smartphones comprometidos.

Ao que tudo indica, estas informações seriam posteriormente fornecidas à empresa Measurement Systems. Esta pagaria avultadas quantias monetárias pela receção destes dados.

São mais de 60 milhões de utilizadores lesados

Dados avançados pelo The Wall Street Journal apontam para que mais de 60 milhões de utilizadores tenham instalado estas apps maliciosas nos seus smartphones. Obviamente, é um número que se distribui pelas 11 apps elencadas.

A Google, após ter tido conhecimento do caso, removeu estas aplicações da Play Store no passado dia 25 de março. Contudo, isso não impediu o regresso das mesmas à loja oficial de aplicações para o Android.

A Google garante, ainda assim, que estas aplicações não são mais uma ameaça para os utilizadores e para a segurança dos seus dados. Contudo, permitir que elas voltem à Play Store não passa, de todo, uma imagem de segurança e idoneidade para o público.

Assim sendo, o apelo que fazemos é, caso tenhas algumas destas aplicações instalada no teu smartphone, que a removas já. Este é o único método para que os teus dados permaneçam em segurança.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.