Atenção: o iPhone SE não é tão potente quanto o iPhone 11! Entende o que a Apple fez!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O iPhone SE está a chegar aos amantes da marca que se atreveram a clicar no botão "comprar" na pré-venda. Contudo, por muito que o telemóvel tenha o mesmo processador do iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max, não esperes que tenha a mesma potência.

Segundo os resultados do AnTuTu que vimos no artigo de ontem, o iPhone SE consegue alcançar uma pontuação de 492 mil pontos. Uma excelente pontuação para um dispositivo daquele preço, contudo, é abaixo do iPhone 11 e iPhone 11 Pro.

Apple iPhone SE tem o processador "underclock".

O iPhone SE, ainda que tenha o mesmo chip que o iPhone 11, tem uma redução de potência no processador. O chamado "underclock". Esta decisão foi tomada para que o terminal não sugasse a pequena bateria do iPhone SE.

Ou seja, o processador oferecerá uma melhor gestão de autonomia (mais eficiência) ao reduzir a potência do equipamento. Vale a pena ainda referir que o iPhone SE conta com 3GB de memória RAM enquanto que a versão do iPhone 11 nos dá 4GB.

Não sentirás diferenças na vida real

Pelo menos para já, não sentirás diferenças na utilização normal do smartphone. O iPhone SE conta com uma potência de topo de gama, ainda que tenha um "chip capado".

Contudo, esta diferença pode tornar-se mais óbvia com os anos a passar. A Apple é uma das empresas que mais valoriza a longevidade dos equipamentos. Ainda que tivesse os seus problemas no passado com as polémicas de redução de potência nos iPhone 6, os terminais são atualizados o mais tempo possível.

Basta olhar para o iPhone SE (original). O telemóvel foi lançado em 2016 e continua a receber atualizações de software. Mesmo com sérias limitações de hardware.

O iPhone SE é o telemóvel mais barato da Apple

Neste momento o iPhone SE é o telemóvel mais barato da Apple. Por muito que tenha um processador underclock, prefiro que assim seja, em vez de ter o chip A12 do ano passado ou do iPhone XR.

O A13 Bionic tem uma gestão de autonomia melhorada e a potência é algo que a maior parte dos consumidores SE não se vão preocupar.

Editores 4gnews recomendam:

  • 5 razões para comprar o novo iPhone SE 2020 da Apple
  • iPhone SE é desmontado em vídeo e revela os segredos que a Apple não te contou
  • Google Gboard: teclado da Google terá uma funcionalidade que te facilitará (muito) a vida!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.