Atenção! O Mac já não é tão seguro como antes. Sabe porquê

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Longe vai o tempo em que se podia afirmar sem receios que os Mac da Apple eram os computadores mais seguros de sempre, visto que pouco ou nenhum malware existia. Durante os últimos anos, esse é um cenário que se alterou drasticamente, existindo cada vez mais ameaças para os utilizadores Mac.

Um novo estudo realizado pela Malwarebytes revelou que o número (e gravidade) de malwares para Mac subiu exponencialmente em 2019. Para teres uma melhor ideia do quão séria é a situação, no Top 25 publicado pela empresa, seis deles foram encontrados em Macs.

16% do malware encontrado estava presente em computadores da Apple

Ainda que possa parecer que 16% não é um valor assim tão assustador, esta é uma fatia enorme. Especialmente se considerarmos o número de utilizadores Mac comparado com o número de utilizadores Windows e Android.

Outro dos dados revelados que comprova a seriedade desta situação é a frequência com que foi encontrado malware em dispositivos Mac. Tal como podes ver no gráfico em baixo, a Malwarebytes encontrou o dobro de ameaças em dispositivos Mac do que em Windows. A média de malware encontrado em produtos Mac ficou muito perto das 10, enquanto na plataforma Windows ronda as 4.

Resultados podem não representar a total realidade dos Mac

Ainda que estes resultados devam servir como uma chamada de atenção para os utilizadores Mac, é também importante realçar que os resultados poderão não representar de forma realista toda a realidade do "mundo Mac".

Tal como realça um executivo da Malwarebytes, este estudo engloba apenas dispositivos que têm instalado o software Malwarebytes. Muitos utilizadores Mac simplesmente não sentem a necessidade de ter um antivírus instalado no seu computador. Por outro lado, muitos dos que instalaram o Malwarebytes, possivelmente fizeram-no após terem sido infetados.

No que respeita aos utilizadores Windows, é uma prática habitual a instalação de software anti-vírus. Por isso, a probabilidade de instalarem o software antes de serem infetados é muito maior.

Tens um Mac? Deves ter cuidados redobrados em 2020

Mesmo que os resultados possam não ser tão graves como este estudo apresentou, não há dúvida de que os malwares para Mac são cada vez mais. Além disso, continuam a evoluir exponencialmente e tornar-se mais perigosos.

O mais natural é que esta tendência continue também em 2020. Por isso, não corras riscos desnecessários e começa a adotar práticas seguras quanto estás a utilizar o teu computador. Talvez não seja má ideia colocares um anti-vírus no teu Mac e jogar pelo seguro.

Editores 4gnews recomendam:

  • Queres colocar rodas no Mac Pro? A Apple cobra 480 euros
  • Apple processa ex-funcionário por começar a própria empresa
  • Apple mostra a supremacia no que toca à venda de smartphones topo de gama
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.