A mensagem em questão - "wa.me/channel" - embora possa parecer inofensiva tem o potencial de deixar o smartphone Android lento, ou mesmo bloquear o WhatsApp no telefone. É a mais recente ameaça ao bom funcionamento da mais popular app de mensagens do mundo, afetando sobretudo equipamentos Android.
Esta mensagem bomba foi espalhada sobretudo como brincadeira viral, capaz de bloquear a aplicação WhatsApp e, até mesmo, o dispositivo Android por completo. De momento, note-se, os utilizadores de iPhone estarão mais protegidos contra esta ameaça.
Não toquem nesta mensagem bomba no WhatsApp
Tal como avança a publicação Android Authority esta mensagem pode fazer com que a aplicação crashe, bloqueando o seu bom funcionamento. Já o seu funcionamento e modo de operação geral é muito similar à antiga "bomba "wa.me/settings".
A mensagem aparecerá no chat de WhatsApp como um link ou ligação, pintada de azul. É importante que não cedam à tentação de clicar na mesma face ao que acabamos de expor. Não é nada de malicioso e, aliás, deverá ser corrigido numa próxima atualização.
O grupo META está já a par do sucedido e acreditamos que uma próxima atualização da app para Android e iOS venha desativar esta nova mensagem bomba. Mais uma vez, não há nada de malicioso na ligação e mensagem em si.
Lentidão na app ao clicar na mensagem bomba do WhatsApp
Ao receber a mensagem em questão, e clicando na mesma - algo 100% inofensivo, a mesma entrará em sobrecarga. Aqui, consoante o modelo de smartphone Android (e iOS), consoante os recursos do sistema, a app ficará lenta e poderá mesmo fechar.
Em smartphones mais baratos esta mensagem surtirá um efeito mais gravoso ao rapidamente tornar o dispositivo lento. Ao que tudo indica, o WhatsApp lança várias tarefas em segundo plano, levando à utilização de mais recursos do telemóvel.
O objetivo desta "mensagem bomba" é o de tornar a app lenta e até o próprio smartphone como forma de brincadeira. De qualquer modo, é algo que deverá ser resolvido com uma próxima atualização da app.
Por fim, reiteramos não haver qualquer ameaça velada ou escondida nesta mensagem, apenas um comando que provoca a sobrecarga da aplicação e do próprio sistema.
Editores 4gnews recomendam: