Atenção! Aplicação de controlo de drones da DJI não é segura

Carlos Oliveira
Comentar

As empresas de segurança Synacktiv e Grimm estão a avançar com uma notícia que irá preocupar todos os detentores de drones da DJI. Segundo as suas conclusões, a aplicação DJI Go 4 está a comprometer a segurança dos seus utilizadores.

Esta aplicação, que serve para controlares o teu drone a partir do smartphone, tem espiado os seus utilizadores. Ademais, ela permite que outras apps sejam instaladas no teu dispositivo.

Outro dos problemas avançados tem que ver com o facto de a app conseguir reiniciar-se, em segundo plano, mesmo depois de o utilizador a ter fechado. Além de isso acontecer sem o consentimento do utilizador, a aplicação continua a enviar dados para a rede.

DJI Mavic Pro

Quais os drones afetados por este problema

A boa notícia no meio disto tudo é que não são muitos os drones afetados por este escândalo. Ao que tudo indica, os visados são os DJI Phantom 4, Mavic Pro, Phantom 4 Pro e Inspire 2.

Apesar de o número de drones afetados não ser extenso, não significa que a app em causa esteja instalada em poucos smartphones. Segundo a Play Store, o número de instalações da aplicação está acima de um milhão.

App DJI Go 4 está a violar uma das regras da Play Store

Todos os defeitos apontados pelas duas empresas mencionadas no topo são de lamentar, mas há um em particular que poderá causar atritos entre a DJI e a Google. Estou a falar na possibilidade de a app instalar outras.

Este ponto é claramente contra as políticas da Google para a sua loja de aplicações, o que colocou a DJI Go 4 no radar da Google. Nesse sentido, a americana já deu início ao processo de revisão da aplicação para aferir a sua segurança e a dos seus utilizadores.

Depois de concluída a investigação, há dois possíveis desfechos. Em primeiro lugar, caso a Google declare a DJI culpada, a sua aplicação será removida da Play Store. Caso não sejam encontradas evidências de má conduta, tudo regressará ao normal.

Perante estes relatos, um porta-voz da DJI já veio prestar declarações. Segundo ele, estas acusações são hipotéticas e que nunca foram exploradas pela empresa.

Quanto ao problema da reiniciação automática da app, a DJI refere que tal não é verdade. Ainda assim, ela não fecha a porta a este comportamento, referindo que se isso acontecer será motivado por um bug.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.