As empresas de segurança Synacktiv e Grimm estão a avançar com uma notícia que irá preocupar todos os detentores de drones da DJI. Segundo as suas conclusões, a aplicação DJI Go 4 está a comprometer a segurança dos seus utilizadores.
Esta aplicação, que serve para controlares o teu drone a partir do smartphone, tem espiado os seus utilizadores. Ademais, ela permite que outras apps sejam instaladas no teu dispositivo.
Outro dos problemas avançados tem que ver com o facto de a app conseguir reiniciar-se, em segundo plano, mesmo depois de o utilizador a ter fechado. Além de isso acontecer sem o consentimento do utilizador, a aplicação continua a enviar dados para a rede.
Quais os drones afetados por este problema
A boa notícia no meio disto tudo é que não são muitos os drones afetados por este escândalo. Ao que tudo indica, os visados são os DJI Phantom 4, Mavic Pro, Phantom 4 Pro e Inspire 2.
Apesar de o número de drones afetados não ser extenso, não significa que a app em causa esteja instalada em poucos smartphones. Segundo a Play Store, o número de instalações da aplicação está acima de um milhão.
App DJI Go 4 está a violar uma das regras da Play Store
Todos os defeitos apontados pelas duas empresas mencionadas no topo são de lamentar, mas há um em particular que poderá causar atritos entre a DJI e a Google. Estou a falar na possibilidade de a app instalar outras.
Este ponto é claramente contra as políticas da Google para a sua loja de aplicações, o que colocou a DJI Go 4 no radar da Google. Nesse sentido, a americana já deu início ao processo de revisão da aplicação para aferir a sua segurança e a dos seus utilizadores.
Depois de concluída a investigação, há dois possíveis desfechos. Em primeiro lugar, caso a Google declare a DJI culpada, a sua aplicação será removida da Play Store. Caso não sejam encontradas evidências de má conduta, tudo regressará ao normal.
Perante estes relatos, um porta-voz da DJI já veio prestar declarações. Segundo ele, estas acusações são hipotéticas e que nunca foram exploradas pela empresa.
Quanto ao problema da reiniciação automática da app, a DJI refere que tal não é verdade. Ainda assim, ela não fecha a porta a este comportamento, referindo que se isso acontecer será motivado por um bug.
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