ASUS Zenfone 9: eis quando chega o (bom) e novo smartphone Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Julho afirma-se como mês de renovação com várias fabricantes a lançarem novos modelos de smartphones Android nos mais diversos segmentos de mercado. Assim, após o Xiaomi 12 Lite e o Nothing Phone (1), teremos os ASUS ZenFone 9 a chegar a 28 deste mês.

Em causa está a nova iteração dos smartphones fabricados pela tecnológica sediada em Taiwan, já com boa tradição no mercado. Em causa está uma nova gama de smartphones de gama alta, com pelo menos um flagship compacto, ainda que extremamente poderoso.

O Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm alimentará os ASUS Zenfone 9

ASUS ZenFone 9

Ainda que a fabricante não o tenha anunciado oficialmente, ou divulgado, a mais recente fuga de informação vem dar-nos o cartaz de apresentação para este telemóvel compacto e poderoso. Assim sendo, está aparentemente confirmada a data de 28 de julho como dia de apresentação oficial para esta nova geração de smartphones Android.

Note-se ainda que esta fuga de informação foi perpetrada pelo leaker Mishaal Rahman através do seu perfil de Twitter @MishaalRahman. A propósito, esta é uma das fontes com bom histórico de fiabilidade, um programador bastante conhecido no portal XDA Developers, entre outros projetos dedicados à tecnologia.

The Zenfone 9 is launching on July 28th! Won't have to wait long to find out everything 👀 pic.twitter.com/qCxgonEwOy

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 12 de julho de 2022

Atentando agora no conteúdo do cartaz, vemos não só a referência às duas câmaras fotográficas ou módulos fotográficos principais dos ASUS ZenFone 9, como também ao próprio algarismo "9". Para além disso temos a súmula do caráter deste telemóvel "tamanho compacto, grandes possibilidades". Ou seja, este será um telemóvel Android de gama alta com formato relativamente compacto.

Taipei, Berlim e Nova Iorque darão as boas-vindas aos ASUS ZenFone 9

Asus Zenfone 9 Official Video.Qualcomm SD 8+ Gen 15.9inches FHD AMOLED Display120Hz Refresh Rate 50MP IMX766 Dual Camera📷4300mAh Battery🔋3.5mm JackIP68 Rating pic.twitter.com/yCZCGCJoLT

— Mayank Kumar ❂ (@MayankkumarYT) 7 de julho de 2022

Este mesmo smartphone já fora revelado praticamente na íntegra, tal como demos a conhecer na 4gnews em ocasião anterior. Trata-se de um dispositivo móvel de formato compacto, a chegar em vermelho, branco, azul e preto, com duas grandes câmaras.

Já com base nas fugas de informação ficamos a saber que este telemóvel terá um sensor principal de 50 MP, Sony IMX766 na sua câmara com estabilização tipo gimball. Ou seja, com estabilização em seis eixos para os melhores resultados na captação de vídeo e fotografia noturna.

Por outro lado, sem surpresa, o seu processador será o Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm. Terá uma bateria de 4 300 mAh de capacidade, porta áudio jack de 3,5 mm, bem como a interface da ASUS, além de certificação IP68 e altifalantes duplos.

O smartphone foi profusamente divulgado nas redes sociais

Asus Zenfone 9 - IP68- Dual stereo speakers- Flexible CONNEX phone case with kickstand or card holder (3/4) pic.twitter.com/AS7cu3jchm

— Abhishek Yadav (@yabhishekhd) 7 de julho de 2022

Os esquemas de memória devem incluir 8 GB até 16 GB de memória RAM e 128 GB / 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno à escolha. Já a câmara fotográfica frontal deve utilizar um sensor de 12 MP de resolução.

Em suma, este será um dos melhores smartphones de 2022 a competir no segmento de gama alta. As suas "armas" serão o tamanho, durabilidade e versatilidade. Por fim, de momento desconhecemos o seu preço de venda ao público na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.