ASUS ZenFone 5Z quer conquistar Portugal com a sua inteligência artificial

Rui Bacelar

GeekBench Huawei P20 Lite ASUS Zenfone 5Z Xiaomi Mi MIX 2s AnTuTu 4O termo "inteligência artificial" (IA) tem sido arremessado sem dó nem piedade para os consumidores. É também um dos maiores chavões e pontos de venda do novo topo de gama, ASUS ZenFone 5Z. Este que é o novo topo de gama com a plataforma Android Oreo.

Ainda assim, o que é que faz ao certo esta inteligência artificial que destaca o novo smartphone Android perante os demais? Ou tudo isto não passará de um chavão de marketing para seduzir os consumidores com palavras caras e jargão tecnológico?

Vê ainda: ASUS ROG Phone – O novo líder na aplicação do AnTuTu

Em primeiro lugar, estamos neste momento a apurar os últimos detalhes da nossa análise ao smartphone ASUS ZenFone 5. Terminal que partilha cerca de 90% das características do ASUS ZenFone 5Z.

Algo que nos permitirá aferir exatamente o quão útil ou aferível é (ou não), a presença da inteligência artificial neste terminal Android. Algo que pelo menos em teoria te ajudará em tudo. Desde o carregamento da bateria, à câmara fotográfica e a toda a performance do novo topo de gama Android.

Câmaras Inteligentes no novo ASUS ZenFone 5Z

É aqui que vemos a grande implementação da inteligência artificial. Aqui, o sistema inteligente de dupla câmara do ASUS ZenFone 5Z é composto por um hardware bastante poderoso. Com efeito, temos aqui o sensor imagens Sony IMX363 com 1.4µm pixéis. Temos também uma lente com abertura focal de f/1.8 que será capaz de capturar imagens com bastante luminosidade, mesmo quando esta escasseia. Temos também o modo HDR para fotografia noturna e uma avaliação de 90 pontos na DxOMark.ASUS Zenfone 5Z Xiaomi Mi MIX 2s AnTuTu

Já para quem gostar de gravar vídeo, o novo terminal Android pode gravar vídeos de alta qualidade. Aqui em resolução 4K Ultra-HD e com estabilização eletrónica de imagem em três eixos (EIS).

A fotografia é um dos pontos altos deste novo smartphone Android

Já para permitir uma focagem rápida das imagens, o ASUS ZenFone 5Z vem equipado com o sistema de auto focus de deteção de fase por duplo pixel. Algo que aqui permite definir o ponto focal em apenas 0,3 segundos.

Temos ainda o sistema ótico de estabilização de imagem em 4 eixos (OIS) que estabiliza a lente. Uma boa ajuda para fotos sem tripé. Em suma, no novo topo de gama Android temos uma promissora configuração de hardware para a suas câmaras.

E a inteligência artificial?

Para uma experiência fotográfica "verdadeiramente inteligente", o sistema de câmaras inclui algoritmos avançados de IA. Utiliza também dados analíticos de big-data para que o ZenFone 5Z evolua continuamente.

As funcionalidades especiais de IA adaptam-se e aprendem à medida que vão sendo utilizadas. Na prática, prometem ir proporcionando fotografias superiores e criando uma experiência personalizada a cada utilizador.

Destacam-se os seguintes modos de fotografia no ASUS ZenFone 5Z:

  • IA Scene Detection: O ZenFone 5Z recorre à potência da IA para analisar o objeto de imagem e cruzá-lo com um dos seus 16 tipos de paisagens. Temos aqui o reconhecimento automático da paisagem ou cenário.

Em seguida o terminal Android vai optimizando as configurações da câmara para qualquer tipo de fotografias. O resultado são sempre fotografias que vão ao encontro das exigências do cenário.

Por outras palavras, o smartphone Android recorre a dados analíticos de big-data para melhorar constantemente a deteção de algoritmos de IA. Na prática, prometem ir assegurando uma experiência fotográfica ainda mais inteligente.GeekBench ASUS Zenfone 5Z Xiaomi Mi MIX 2s AnTuTu 3

  • Retratos em tempo real: O ASUS ZenFone 5Z permite captar retratos próximos de pessoas ou objetos. A função Real-time Portrait recorre à tecnologia de IA para garantir que o sujeito principal da fotografia é captado com nitidez.

Isto enquanto o enquadramento tem um efeito desfocado, uma das atuais tendências. Tal é criado através da informação analisada ao detalhe. Aqui mais uma vez para conseguir fotografias com um toque artístico com o efeito bokeh.

  • Modo Pro: O novo ASUS ZenFone 5Z inclui o Modo Pro. Modo este que proporciona total controlo sob asconfigurações da câmara. Incluindo balanceamento de brancos, exposição, foco, ISO e velocidades de obturador dos 1/10000 até 32 segundos.

Temos também o suporte para ficheiros RAW. São bons argumentos para quem pretende fazer pós-produção nas suas fotografias.

E depois vem o "ecrã completo" no novo smartphone Android

Com uma moldura (bezel) super fina e um ecrã praticamente completo, o ASUS ZenFone 5Z apresenta um ecrã IPS LCD de 6,2 polegadas. Ecrã que tem a dimensão dos smartphones normais de 5,5 polegadas.

O seu design ergonómico permite que os utilizadores vejam mais conteúdos num smartphone Android confortável para segurar. O ecrã completo de 6,2 polegadas Full-HD+, com uma taxa de ecrã/corpo de 90% e vidro curvo 2.5D. Tudo isto contribui para uma experiência visual envolvente.ASUS ZenFone 5Z Android Oreo

O ecrã completo do ZenFone 5Z tem ainda suporte para o DCI-P3 color space. Trata-se na prática de uma ampla gama de cores que aumenta a saturação das cores para uma reprodução de imagens vívida.

Em que mais está presente a inteligência artificial?

O ASUS ZenFone 5Z é desbloqueado em apenas 0,1 segundos através do reconhecimento facial 2D. Alternativamente podes utilizar o seu sensor de impressões digitais. Temos ainda a conectividade NFC integrada que garante ainda que o smartphone faça pagamentos seguros com o Google Pay ou MB WAY.

O ASUS ZenFone 5Z, versão 6GB RAM/64GB de Armazenamento já está disponível nas lojas Globaldata de Lisboa, Porto, Sintra e On-line. Chega com um PVP recomendado de 499 euros.

O ASUS ZenFone 5Z, versão 8GB RAM/256GB de Armazenamento está disponível no início de Julho. Chegará a parceiros seleccionados com um PVP recomendado de 599 euros

Assuntos relevantes na 4gnews:

ASUS ZenFone 5Z chega agora a Portugal por 499€

ASUS ZenFone 5Z chega a Portugal! Topo de gama com preço apetecível

ASUS está a trabalhar num smartphone com 10GB de RAM

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.