ASUS ZenFone 5Z quer conquistar Portugal com a sua inteligência artificial

Rui Bacelar

O termo "inteligência artificial" (IA) tem sido arremessado sem dó nem piedade para os consumidores. É também um dos maiores chavões e pontos de venda do novo topo de gama, ASUS ZenFone 5Z. Este que é o novo topo de gama com a plataforma Android Oreo.

Ainda assim, o que é que faz ao certo esta inteligência artificial que destaca o novo smartphone Android perante os demais? Ou tudo isto não passará de um chavão de marketing para seduzir os consumidores com palavras caras e jargão tecnológico?

Vê ainda: ROG Phone – O novo líder na aplicação do AnTuTu

Em primeiro lugar, estamos neste momento a apurar os últimos detalhes da nossa análise ao smartphone ASUS ZenFone 5. Terminal que partilha cerca de 90% das características do ASUS ZenFone 5Z.

Algo que nos permitirá aferir exatamente o quão útil ou aferível é (ou não), a presença da inteligência artificial neste terminal Android. Algo que pelo menos em teoria te ajudará em tudo. Desde o carregamento da bateria, à câmara fotográfica e a toda a performance do novo topo de gama Android.

Câmaras Inteligentes no novo ASUS ZenFone 5Z

É aqui que vemos a grande implementação da inteligência artificial. Aqui, o sistema inteligente de dupla câmara do ASUS ZenFone 5Z é composto por um hardware bastante poderoso. Com efeito, temos aqui o sensor imagens Sony IMX363 com 1.4µm pixéis. Temos também uma lente com abertura focal de f/1.8 que será capaz de capturar imagens com bastante luminosidade, mesmo quando esta escasseia. Temos também o modo HDR para fotografia noturna e uma avaliação de 90 pontos na DxOMark.

Já para quem gostar de gravar vídeo, o novo terminal Android pode gravar vídeos de alta qualidade. Aqui em resolução 4K Ultra-HD e com estabilização eletrónica de imagem em três eixos (EIS).

A fotografia é um dos pontos altos deste novo smartphone Android

Já para permitir uma focagem rápida das imagens, o ASUS ZenFone 5Z vem equipado com o sistema de auto focus de deteção de fase por duplo pixel. Algo que aqui permite definir o ponto focal em apenas 0,3 segundos.

Temos ainda o sistema ótico de estabilização de imagem em 4 eixos (OIS) que estabiliza a lente. Uma boa ajuda para fotos sem tripé. Em suma, no novo topo de gama Android temos uma promissora configuração de hardware para a suas câmaras.

E a inteligência artificial?

Para uma experiência fotográfica "verdadeiramente inteligente", o sistema de câmaras inclui algoritmos avançados de IA. Utiliza também dados analíticos de big-data para que o ZenFone 5Z evolua continuamente.

As funcionalidades especiais de IA adaptam-se e aprendem à medida que vão sendo utilizadas. Na prática, prometem ir proporcionando fotografias superiores e criando uma experiência personalizada a cada utilizador.

Destacam-se os seguintes modos de fotografia no ASUS ZenFone 5Z:

  • IA Scene Detection: O ZenFone 5Z recorre à potência da IA para analisar o objeto de imagem e cruzá-lo com um dos seus 16 tipos de paisagens. Temos aqui o reconhecimento automático da paisagem ou cenário.

Em seguida o terminal Android vai optimizando as configurações da câmara para qualquer tipo de fotografias. O resultado são sempre fotografias que vão ao encontro das exigências do cenário.

Por outras palavras, o smartphone Android recorre a dados analíticos de big-data para melhorar constantemente a deteção de algoritmos de IA. Na prática, prometem ir assegurando uma experiência fotográfica ainda mais inteligente.

  • Retratos em tempo real: O ASUS ZenFone 5Z permite captar retratos próximos de pessoas ou objetos. A função Real-time Portrait recorre à tecnologia de IA para garantir que o sujeito principal da fotografia é captado com nitidez.

Isto enquanto o enquadramento tem um efeito desfocado, uma das atuais tendências. Tal é criado através da informação analisada ao detalhe. Aqui mais uma vez para conseguir fotografias com um toque artístico com o efeito bokeh.

  • Modo Pro: O novo ASUS ZenFone 5Z inclui o Modo Pro. Modo este que proporciona total controlo sob asconfigurações da câmara. Incluindo balanceamento de brancos, exposição, foco, ISO e velocidades de obturador dos 1/10000 até 32 segundos.

Temos também o suporte para ficheiros RAW. São bons argumentos para quem pretende fazer pós-produção nas suas fotografias.

E depois vem o "ecrã completo" no novo smartphone Android

Com uma moldura (bezel) super fina e um ecrã praticamente completo, o ASUS ZenFone 5Z apresenta um ecrã IPS LCD de 6,2 polegadas. Ecrã que tem a dimensão dos smartphones normais de 5,5 polegadas.

O seu design ergonómico permite que os utilizadores vejam mais conteúdos num smartphone Android confortável para segurar. O ecrã completo de 6,2 polegadas Full-HD+, com uma taxa de ecrã/corpo de 90% e vidro curvo 2.5D. Tudo isto contribui para uma experiência visual envolvente.

O ecrã completo do ZenFone 5Z tem ainda suporte para o DCI-P3 color space. Trata-se na prática de uma ampla gama de cores que aumenta a saturação das cores para uma reprodução de imagens vívida.

Em que mais está presente a inteligência artificial?

O ASUS ZenFone 5Z é desbloqueado em apenas 0,1 segundos através do reconhecimento facial 2D. Alternativamente podes utilizar o seu sensor de impressões digitais. Temos ainda a conectividade NFC integrada que garante ainda que o smartphone faça pagamentos seguros com o Google Pay ou MB WAY.

O ASUS ZenFone 5Z, versão 6GB RAM/64GB de Armazenamento já está disponível nas lojas Globaldata de Lisboa, Porto, Sintra e On-line. Chega com um PVP recomendado de 499 euros.

O ASUS ZenFone 5Z, versão 8GB RAM/256GB de Armazenamento está disponível no início de Julho. Chegará a parceiros seleccionados com um PVP recomendado de 599 euros

Assuntos relevantes na 4gnews:

Z chega agora a Portugal por 499€

ASUSZ chega a Portugal! Topo de gama com preço apetecível

ASUS está a trabalhar num smartphone com 10GB de RAM

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.