Asus revela novas motherboards e placas gráficas BTF de ligações ocultas

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Asus acaba de anunciar uma grande novidade no mundo dos PCs. É uma linha inovadora de motherboards e placas gráficas sob o lema "Back to the Future" (BTF). Esta nova abordagem promete mudar a forma como construímos PCs, com um design limpo e minimalista, ao esconder os cabos tradicionalmente expostos.

BTF vs. Advanced BTF: mudança nas ligações

A linha BTF da Asus é uma revolução na construção de PCs, com uma gestão de cabos praticamente invisível. Com um simples chassis BTF e uma motherboard BTF como a TUF Gaming B760M-BTF WiFi D4, os cabos que normalmente se conectam diretamente à motherboard, incluindo os de energia, unidades SATA de 2.5”, ventoinhas e botões do painel frontal, ficam escondidos.

asus rog btf
Ecossistema ROG BTF

Para aqueles que querem mais, a Asus fornece a solução Advanced BTF. As motherboards Advanced BTF, como a ROG Maximus Z790 Hero BTF, possuem uma slot de alta potência para placas gráficas, capaz de fornecer toda a energia necessária para uma placa gráfica BTF sem necessidade de cabos adicionais.

ROG Maximus Z790 Hero BTF é a escolha topo de gama

A ROG Maximus Z790 Hero BTF representa o topo desta nova tecnologia. Com um design inspirado na ROG Maximus Z790 Dark Hero, esta motherboard apresenta uma estética sombria e elegante, com iluminação Polymo na cobertura de I/O. Mas o que realmente a distingue são as ligações e headers ocultos, que proporcionam um aspeto limpo e ordenado.

Esta motherboard não é só sobre estética, já que está equipada com características de topo. Tem uma ranhura PCIe 5.0 x16, conectores Thunderbolt 4, áudio ROG SupremeFX 7.1, e módulos reguladores de tensão de 20+1+2 fases, tornando-a ideal para um processador Intel de topo.

Para os entusiastas de um design mais claro, a TUF Gaming Z790-BTF WiFi surge como uma opção elegante. Com um design de conector oculto e detalhes em branco, esta motherboard oferece uma estética distinta e um desempenho fiável. Vem equipada com solução de energia de 16+1+1 fases, suporte para WiFi 7 e uma porta Ethernet Intel de 2.5Gb.

Placas gráficas BTF são o complemento perfeito

Para complementar estas motherboards, a ASUS desenvolveu as placas gráficas BTF, como a ROG Strix GeForce RTX 4090 BTF Edition e a TUF Gaming GeForce RTX 4070 Ti SUPER BTF White Edition. Estas placas utilizam um conector PCIe de alta potência para transmissão de energia, eliminando a necessidade de cabos de alimentação externos.

Por reconhecer a necessidade de chassis compatíveis, a ASUS apresenta duas opções: o ROG Hyperion GR701 BTF Edition e o TUF Gaming GT302 ARGB. Estes chassis foram desenhados para acomodar as motherboards BTF, garantindo fácil acesso às ligações ocultas e mantendo um aspeto limpo e organizado.

Estas novidades da ASUS trazem uma abordagem minimalista e esteticamente agradável à construção de PCs. Com a introdução das motherboards BTF e placas gráficas compatíveis, os construtores de PCs podem agora criar sistemas com um aspeto limpo e profissional, sem os cabos normalmente visíveis.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.