Asus lança Zenbook Pro Duo: computador portátil com dois ecrãs 4K

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O Asus Zenbook Pro Duo foi o grande anúncio da Asus no primeiro dia da Computex 2019. Trata-se de um computador portátil com dois ecrãs 4K. O segundo painel fica logo acima do teclado e, segundo a fabricante, pode funcionar como uma extensão do principal.

O painel principal é um OLED 4K de 15 polegadasO segundo ecrã é IPS e a Asus chamou-lhe "ScreenPad Plus", dando a possibilidade ao utilizador de extender os conteúdos do ecrã principal, ou abrir aí novas janelas.

Algo que vai ajudar a aumentar a produtividade com o segundo painel, é a dobragem ergolift, que dará ao segundo ecrã uma inclinação de 7 graus. Este segundo ecrã poderá ser usado tanto como painel de controlo, ou como um simples segundo monitor.

O Zenbook Pro Duo é um computador potente e focado em produtividade. Conta com um processador Intel Core i9 de oito núcleos de última geração. Em termos gráficos, vem equipado com a RTX 2060 da Nvidia, o que significa que será ótimo para quem quiser jogar.

Para acoplar o segundo ecrã, o trackpad foi colocado à direita do teclado

Uma das escolhas mais notórias em termos de design é a colocação do trackpad. Este teve de ser colocado do lado direito do teclado, de forma a haver espaço para o segundo ecrã. A solução é a possível, e poderá não agradar a alguns utilizadores.

Além da versão principal, a Asus anunciou uma versão mais barata (sem Pro no nome). Esta conta igualmente com dois ecrãs (de 14 e 12,6 polegadas), mas com uma resolução FULL HD. No modelo mais básico não existe opção de Intel Core i9 e está limitado a uma gráfica MX250 da Nvidia.

A Asus não anunciou nem datas de disponibilidade nem preços deste Zenbook Pro Duo. No entanto, as informações apontam para que possa chegar ao mercado durante o terceiro trimestre deste ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • HP Omen X 2S: chegou o primeiro portátil gaming com dois ecrãs
  • Redmibook 14 é oficial: a portabilidade por baixo preço
  • Agora é a vez do Windows da Microsoft excluir a Huawei!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.