Asus apresenta o computador portátil mais leve do mundo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Chama-se ZenBook 13 OLED (UX325), e é o mais recente computador portátil apresentado pela Asus. Destaca-se por ser, à data de escrita deste artigo, o computador portátil de 13” polegadas mais leve do mundo.

E não é para menos. Pesa apenas 1,14 kg, e junta a isso o facto de ter apenas 13,9 mm de espessura. Mesmo com esta espessura e peso, a marca afirma que este pode proporcionar até 13 horas de autonomia.

Asus ZenBook 13 OLED (UX325)

A Asus orgulha-se de ser uma das primeiras marcas a popularizar os ecrãs OLED em portáteis. E este modelo conta com um painel Full HD OLED HDR NanoEdge para aquilo que a marca afirma ser uma “visibilidade excecionalmente realista”. O equipamento tem um aproveitamento de ecrã de 88%, com margens bastante reduzidas.

O computador conta com um processador Intel Core i5-1135G7, com gráfica integrada Intel Iris Xe. A acompanhar estão 8 GB de memória RAM LPDDR4x, e 512 GB de armazenamento SSD.

Asus ZenBook 13 OLED (UX325)

Este novo computador portátil dispõe de duas portas USB-C com Thunderbolt 4 que também podes usar para carregamento. Tem ainda uma porta USB-A 3.2, porta HDMI 2.1 e um leitor de cartões microSD.

No que diz respeito ao áudio, podes contar com um sistema desenvolvido em colaboração com a Harman Kardon, com amplificador inteligente e microfone com reconhecimento de voz da Cortana e Alexa. Com um simples toque, o touchpad pode ser usado como number pad.

Disponibilidade e preço do Asus ZenBook 13 OLED (UX325)

O ASUS ZenBook 13 OLED (UX325) já está disponível em Portugal com um preço de venda ao público (PVP) recomendado de 899,99 euros.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.