Quando criticamos algumas marcas pela distribuição tardia do Android Pie, muitas das vezes não nos lembramos da ASUS. A empresa taiwanesa parece empenhada em aumentar ainda mais o cenário de fragmentação que existe neste mercado.
Com efeito, só agora, em fevereiro de 2019, é que a tecnológica asiática deu a conhecer ao mundo quais os smartphones que irão receber o Android Pie. Uma lista publicada por um moderador no forum ASUS ZenTalk.
Assim sendo, serão ao todo 16 os smartphones ASUS que eventualmente receberão o Android Pie. Uma lista considerável, mas que, ainda assim, deixa de fora alguns equipamentos perfeitamente capazes de correr a nova versão do seu sistema operativo.
Serão 16 os smartphones ASUS a receber o Android Pie algures em 2019
Por conseguinte, podemos salientar a ausência dos ASUS ZenFone 4 e ZenFone 4 Pro dos legíveis para este novo firmware. Estes modelos foram lançados em 2017 e, portanto, com processadores ainda bem capazes de aguentar com o Android Pie.
Desse modo, estes dois modelos ficar-se-ão pelo Android Oreo no que respeita ao seu software. É provável que, ainda assim, continuem a receber atualizações de segurança por mais uns tempos.
Sem mais delongas, aqui fica a lista de todos os smartphones ASUS com direito ao Android Pie:
- ZenFone 4 Max (ZC554KL)
- ZenFone 4 Selfie (ZD553KL)
- ZenFone 4 Max (ZC520KL)
- ZenFone Live (ZB553KL)
- ZenFone4 Max (ZB520KL)
- ZenFone Max Plus (M1) (ZB570TL)
- ZenFone 5Q (ZC600KL)
- ZenFone Live (L1) (ZA550KZ / ZA551KL)
- ZenFone Max Pro (ZB602KL)
- ZenFone Max Pro (ZB601KL)
- ZenFone Max (M1) (ZB555KL / ZB556KL)
- ZenFone 5 (ZE620KL)
- ZenFone 5Z (ZS620KL)
- ASUS ROG Phone (ZS600KL)
- ZenFone Max Pro (M2) (ZB631KL/ ZB630KL)
- ZenFone Max (M2) (ZB633KL / ZB632KL)
A quantidade de equipamentos contemplados é digna de ser louvada, mas o timing não o é, de todo. Ao ser apenas agora divulgada esta lista, conclui-se que a distribuição ocorrerá algures durante o presente ano.
Ou seja, não havendo qualquer data anunciada para o começo do processo, poderá suceder que alguns destes modelos ainda demorem a receber o Android Pie.
Um cenário que em nada contribui para a desfragmentação do mercado em que se inserem. É com base em acontecimentos como este que vemos a impotência da Google para mudar o rumo dos acontecimentos nas atualizações do seu sistema operativo.
Editores 4gnews recomendam:
Huawei P30 Pro poderá herdar um traço estético do Galaxy S10
Nokia 9 PureView e as suas 5 câmaras – Vídeo de primeiras impressões
O que é o Momo Challenge e como podes proteger os teus filhos!
Via