cortex-a72-
A empresa ARM revelou novos detalhes sobre os núcleos de alto desempenho Cortex A72, este tinha sido anunciado em Janeiro durante a CES 2015, juntamente com a sua nova GPU Mali T-880. Prometem, uma maior rapidez e um consumo de energia mais eficiente.

O ARM Cortex A72 é o sucessor directo para Cortex A57 que normalmente encontramos em processadores de alto desempenho big.LITTLE, normalmente octa-core 4 x A57 + 4 x A53.

Neste vídeo, é explicado a melhoria em todos os pontos chave do big.LITTLE criado pela ARM.

   

Dependendo da carga do núcleo Cortex A72, e em comparação com o Cortex A57, actualmente utilizado no Snapdragon 810 e Exynos 5433. Este proporciona um aumento de 20 a 60% no IPC (instruções por ciclo). Quanto ao consumo de energia existe uma redução de 18 a 30%. Conforme descrito pela ARM, o A72 será capaz de suportar uma velocidade de clock até 2.5GHz , na versão em 16nm.

Tanto a Mediatek e a Qualcomm anunciaram que vão produzir processadores com base na arquitectura oferecida pelo Cortex A72, quem sabe, se o próximo Snapdragom 820 tenha esta arquitectura.
Uma primeira entrega do hardware com os núcleos Cortex A72 é esperada até o final de 2015 e início de 2016. De salientar a construção em 16 nm com o processo FinFET (vídeo explicativo acima). A produção será entrega à empresa taiwanesa de semicondutores TSMC.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Talvez queiras ver:

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.