4 apps de controlo parental para proteger as crianças das ameaças online

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

A democratização do acesso à internet, seja por computador ou smartphone, não traz apenas benefícios para as crianças. Esta realidade acarreta perigos crescentes aos quais os pais devem estar atentos para os prevenir.

Uma forma eficaz de o fazer é através de aplicações de controlo parental. Com este recurso, os pais podem impor limites à utilização do smartphone e internet dos seus filhos, seja com o bloqueio de determinadas páginas ou com limites diários no seu tempo de uso.

Com isso em mente, sugerimos agora quatro aplicações de controlo parental para ajudar os pais nesta tarefa. O objetivo comum entre elas é proteger os mais pequenos dos crescentes perigos espalhados pela internet e redes sociais.

crianças smartphone
Créditos: Freepik

1. Qustodio

Esta é uma das aplicações de controlo parental mais conhecida do mercado. A Qustodio conta com um vasto leque de funcionalidades que certamente deixarão os pais mais tranquilos enquanto os seus filhos navegam na internet.

Com a Qustodio é possível fazer um filtro de páginas a que as crianças terão acesso, monitorizar redes sociais e até bloquear determinadas aplicações. Ademais, é possível definir limites de tempo no uso do equipamento, monitorizar a sua atividade online e receber alertas em tempo real para atividades suspeitas ou conteúdos desapropriados.

Esta aplicação está disponível para Android, iOS, Windows, Mac e Kindle. Para saberes mais, podes consultar a página oficial do Qustodio.

2. Screen Time

Como o nome indica, a principal função desta aplicação é impor limites aos tempos de uso dos equipamentos. Os pais poderão definir por quanto tempo os filhos podem usar o dispositivo, promovendo assim hábitos digitais mais saudáveis.

Além disso, é possível bloquear o acesso a aplicações e sites, definir filtros web e até obter a localização dos filhos com um clique. Uma das funcionalidades mais apreciadas deste serviço é a possibilidade de pausar o equipamento remotamente.

Este serviço está disponível para Android, iOS e Kindle. Para ficares a saber mais sobre o Screen Time, vista a página oficial do serviço.

3. Mobicip

No Mobicip encontrarás as principais funcionalidades já mencionadas noutras propostas, como o bloqueio de aplicações, sites ou monitorização de redes sociais. No entanto, oferece outras funções ideias para quem deseja saber geograficamente onde se encontram os filhos.

Graças à sua conexão ao GPS do smartphone, é possível saber em tempo real onde se encontram as crianças. Outro trunfo é o geofencing que permite receber alertas sempre que a criança entra ou sai de uma determinada área geográfica.

A modalidade Basic desta aplicação é gratuita, mas só oferece acesso ao bloqueio de sites, bloqueio remoto do equipamento e só pode funcionar num smartphone. Existem ainda as modalidades pagas Standard e Premium com acesso a um leque de funções maior. Está disponível para Android, iOS, Mac, Windows, Chromebook e Kindle.

4. Kaspersky Safe Kids

Esta aplicação também oferece controlo sobre aquilo que as crianças visitam, nomeadamente o bloqueio de aplicações ou sites. Ainda assim, conta com uma função quer permite às crianças solicitar aos pais o acesso temporário a um site ou app bloqueada por um tempo limitado.

Conta ainda com funções de localização para que os pais saibam onde estão os seus filhos. Ademais, é possível definir uma área onde ele deve circular e caso a criança saia dessa área os pais serão imediatamente notificados.

A modalidade gratuita da Kaspersky Safe Kids permite definir tempos de utilização, filtros e controlo de aplicações. Já a versão paga dá ainda acesso a mais funções. Esta app está disponível para Android, iOS, Windows e macOS.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.