Apple: WWDC pode trazer duas grandes surpresas

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple deu um passo de gigante, ao iniciar o processo de mudança para os seus próprios processadores (ou SoC) com o lançamento dos M1 em 2020. E no que diz respeito aos portáteis, os primeiros a "provar" desse poder foram os MacBook Air e MacBook Pro de 13" polegadas.

O Mac Mini seria lançado com o mesmo processador, e mais recentemente também os iMac receberam um design atualizado com o M1 integrado. Até os mais recentes iPad Pro já contam com o poderoso processador. No entanto, faltam à lista os portáteis mais desejados.

MacBook Pro de 16" e 14" polegadas podem ser apresentados na Apple WWDC

De acordo com Daniel Ives, analista da Wedbush, será durante a Apple Worldwide Developers Conference (WWDC) que a fabricante sediada em Cupertino vai finalmente lançar o MacBook Pro de 16” polegadas com processador “caseiro”.

Recorde-se que este mesmo portátil já conta com uma versão com processador Intel, destacando-se por oferecer um ecrã maior num corpo igual ao modelo 15" polegadas. Dessa forma, providencia margens mais diminutas.

É isso mesmo que o aguardado MacBook Pro de 14” polegadas pretende oferecer em relação ao modelo de 13”, e que a mesma fonte afirma que também será apresentado neste evento. A nota aos investidores terá sido vista pelo MacRumors.

Este é o evento focado nos programadores, e em que a Apple deve apresentar as novas versões dos seus sistemas operativos: iOS, iPadOS, macOS, watchOS e tvOS. No entanto, as “surpresas” do evento podem mesmo ser os MacBook Pro.

Por tradição, a Apple não apresenta hardware neste evento. Os vários rumores apontam ainda que os portáteis podem chegar com uma versão melhorada do M1 (M1X), ou mesmo com o M2.

Estes são computadores portáteis muito aguardados, por conta dos rumores que afirmam o regresso a características a Apple abandonou no passado. Tem-se escrito sobre o regresso do MagSafe para carregamento, de uma porta HDMI e entrada para cartões microSD. Até a controversa Touch Bar pode ser abandonada.

A WWDC decorre entre 7 e 11 de junho, pelo que não teremos de esperar muito para confirmar a veracidade destas projeções e rumores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple TV e Apple TV+ chegam finalmente a todos os Android TV
  • Apple aproveitará o aumento da espessura dos iPhone 13 da melhor forma possível
  • Apple deve lançar o primeiro iPad com ecrã OLED já no próximo ano
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.