Os smartwatches podem ser muito úteis e, em último caso, até podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Foi esse o caso de um utilizador de um Apple Watch, nos Estados Unidos, mais concretamente na zona de Massachusetts.
Tal como relatam os nossos colegas da 9to5 Mac, foi o smartwatch da Apple que salvou um homem de 55 anos de males maiores. O seu nome é Brent Hill e o carro capotou numa piscina de outra pessoa, depois de ter desmaiado ao volante.
O que se passou e como ajudou o relógio da Apple?
A mesma fonte de informação revela que o acidente aconteceu no dia 16 de dezembro, quando Hill estava a regressar a casa, no seu automóvel. O condutor explica que sentiu náuseas e que esta foi a última coisa de que se recorda, antes do acidente.
“Foi aquele momento de pânico quando tu percebes que estás numa situação muito má” - conta o homem de 55 anos, na tentativa de explicar o que aconteceu naquele dia. O mesmo relata ainda o momento posterior, em que viu as gravações dos vizinhos e percebeu que o choque aconteceu a uma velocidade muito alta.
Do pouco que se recorda da história, Brent Hill refere que ouviu uma “vozinha” a falar. Na altura, pensou que era alguém que estava por perto. Na verdade, eram os serviços de emergência do Apple Watch a avisar que a ajuda estava a caminho.
O recurso de “Deteção de Colisão” foi o responsável pelo aparecimento dos serviços de emergência. Ao falar sobre a história, Brent Hill admite que, se não fosse o smartwatch da Apple, “não teria conseguido sair de lá” (via Western Mass News).
A chegada dos serviços de emergência foi quase imediata
Como relata a imprensa local, a chegada dos serviços de emergência ao local foi bastante rápida, já que aconteceu num espaço de poucos minutos. O condutor de 55 anos acredita que, se não fosse a atuação do Apple Watch, poderia ter-se afogado na piscina, em pouco tempo.
Depois do susto, Brent Hill vê a situação como um verdadeiro milagre, que mais parecia saído de um filme de Hollywood. Tanto assim é que o próprio, pouco depois de acordar, refere ter “[perguntado] a um dos polícias de Steven Spielberg iria aparecer”.
Felizmente, acabou tudo bem e a tecnologia da Apple fez a diferença numa história que poderia ter tido outro desfecho.