Partilha de histórico de ligações Wi-Fi com iPhone desaparece
Depois de terem recebido boas notícias sobre o iPhone Air 2, os fãs da Apple têm agora de lidar com notícias menos animadoras. O iOS 26.2 vai desativar o recurso do Apple Watch que partilha o histórico de ligações Wi-Fi com o iPhone. A informação chega através do site francês numerama.
Recorde-se que esta funcionalidade permite que o smartwatch Apple se ligue automaticamente a uma rede Wi-Fi, pela qual o iPhone já passou e foi previamente conectado.
A nova versão do sistema operativo da Apple vai colocar fim a este recurso devido à Lei Europeia de Gestão de Dados (DMA). Tudo porque a legislação europeia exige que a empresa de Tim Cook partilhe este histórico de ligações com dispositivos de terceiros.
Este é um problema para a Apple, uma vez que a empresa teria de partilhar dados dos utilizadores, como por exemplo a localização, que são relevantes (e com muito valor comercial) para a prática de uma publicidade direcionada.
A empresa de Tim Cook parece não estar interessada em o fazer e, por isso, encontrou a solução mais óbvia: acabar com o referido recurso no Espaço Económico Europeu.
“Guerra” entre Apple e União Europeia é antiga
Esta não é a primeira vez que a Apple e a União Europeia se enfrentam. O caso mais conhecido relaciona-se com a integração de uma forma de carregamento universal nos equipamentos da Apple.
A empresa de Tim Cook demorou até integrar a tão desejada porta USB-C na sua linha de hardware e dispositivos móveis. Só o fez quando foi quase obrigada. A alternativa seria não comercializar os seus equipamentos no Espaço Económico Europeu.
Por sua vez, a Lei Europeia de Gestão de Dados também já fez mais vítimas. Na União Europeia, a funcionalidade de espelhamento do ecrã do iPhone no Mac ou alguns funções do SharePlay também não estão disponíveis.
