Apple Watch Series 8 é oficial: novas funcionalidades e um modelo mais acessível

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

Mais funcionalidades para a saúde, onde se inclui um novo sensor de temperatura, e para a segurança que inclui até um modo de deteção de acidente.

A geração Watch Series 8 já chegou e traz consigo um modelo SE, com menos especificações avançadas, mas com um preço mais acessível.

Watch Series 8 inclui um sensor de temperatura para acompanhar a saúde da mulher

Apple watch Series 8
Crédito@Apple

Sem surpresa, a nova geração Watch Series 8 da Apple aposta tudo na segurança e saúde dos seus utilizadores com novas funcionalidades focadas nestes dois pontos. Desde logo destaque para o novo sensor de temperatura integrado no novo modelo, especialmente concebido para acompanhar o ciclo menstrual das mulheres.

Através de dois sensores, um localizado na parte de trás do relógio e outro imediatamente abaixo do ecrã, o Watch Series é capaz de detetar pequenas alterações na temperatura do pulso. Nesse sentido, não só fornece informação sobre o período fértil da ulher, como também alerta para possíveis mudanças no seu ciclo menstrual indicativas de alguma condição na sua saúde feminina.

Nova funcionalidade para deteção de acidentes

Apple Watch Series 8
Crédito@Apple

Depois de ouvirmos muitas histórias sobre resgates e salvamentos que tiveram a ajuda de smartwatches da Apple, era inevitável a apresentação de novos recursos que vêm reforçar essa ideia. Assim, a Apple tem o prazer de apresentar a nova funcionalidade deteção de acidentes.

Este novo recurso baseia-se num “algoritmo avançado de fusão de sensores que utiliza um novo e mais poderoso giroscópio e acelerómetro no Apple Watch”, além do barómetro, GPS e microfone para detetar os padrões únicos que indicam se ocorreu um acidente grave.

Assim que detete todos os sinais, o smartwatch tenta comunicar com o seu utilizador e se este não responder num período de 10 segundos, os serviços de emergência são contactados, sendo-lhes fornecida a localização exata do local do acidente.

Modo de baixo consumo e roaming internacional

Na conferência, a Apple anunciou que o Watch Series 8 fornece autonomia de bateria de até 18 horas, ou seja, com uma utilização normal do dispositivo, o utilizador pode ficar longe do carregador um dia inteiro.

Mas, com o novo modelo, é possível prolongar a autonomia até às 36 horas, graças ao novo modo de baixo consumo integrado. Esta funcionalidade desativa ou limita, temporariamente, alguns recursos selecionados, como por exemplo a funcionalidade Always-On-Display, notificações de âmbito cardíaco ou o início automático de exercícios.

Outra das novidades destacadas pela Apple é a funcionalidade roaming internacional que permite que os utilizadores se desloquem para o estrangeiro, mantendo-se conectados a uma rede móvel. De acordo com a empresa, este recurso ficará disponível no final de outono em 30 operadoras de todo o mundo.

Outras funcionalidades direcionadas para a saúde

A aposta na segurança e saúde nesta nova geração do smartwatch Apple é expressiva. A comprová-lo estão os recursos de monitorização da qualidade do sono e o novo modo medicamentos.

No primeiro caso, o modelo usa os sinais do acelerómetro e do sensor de frequência cardíaca para monitorizar as várias fases do sono do utilizador, recolhendo todos os dados que depois são exibidos na aplicação Health do iPhone.

Já no modo medicamentos, o Watch Series 8 ajuda os utilizadores a gerirem a sua medicação diária (ou até mesmo ocasional), permitindo a criação de listas de remédios, configuração de horários e até lembretes para que nada fique esquecido.

Apple Watch SE: mais acessível e 20% mais rápido que a geração anterior

Apple watch SE
Crédito@Apple

Confirma-se a existência de um modelo Watch SE mais acessível. Com uma diferença de 700 euros para o modelo Ultra e uma diferença de 200 euros para o modelo base, o SE apresenta-se com recursos interessantes.

Conta com o mesmo processador S8 SiP presente nos restantes novos modelos, o que o torna 20% mais rápido que a geração anterior. Herda também os recursos deteção de acidentes e roaming internacional.

Mantém o mesmo design, mas o seu painel traseiro foi totalmente redesenhado e concebido num novo material que o torna mais leve. Está disponível em caixas de alumínio de 40 e 44 mm e conta igualmente com os recursos já conhecidos para a prática de exercício físico e saúde.

Preço e disponibilidade do Watch Series 8 e SE

A partir de hoje, alguns países selecionados, nos quais Portugal está incluído, podem já encomendar tanto as variantes do Watch Series 8 como o novo Watch SE. Ambos têm chegada prevista às lojas no próximo dia 23 de setembro.

O Watch Series 8 tem um custo a começar nos 509 euros enquanto que o Watch SE chega com um preço a começar nos 309 euros.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt