Desde que o Apple Watch Series 4 foi lançado há pouco mais de um ano, foram inúmeros os relatos de casos em que o smartwatch foi crucial para a vida dos seus utilizadores. Hoje, chega-nos mais uma história vinda dos Estados Unidos, onde um ciclista teve a sua vida salva pelo relógio, após uma feia queda no meio da floresta.
O sortudo, Bob Burdett, estava a caminho de se encontrar com o seu filho para realizar um trilho de todo-o-terreno quando sofreu um acidente e acabou por perder consciência. Graças ao Apple Watch, tanto os serviços de emergência como o seu filho foram alertados, acabando provavelmente por lhe salvar a vida.
Se tens um Apple Watch, ativa esta funcionalidade já!
A funcionalidade de deteção de quedas está integrada em todos os Apple Watch Series 4 e Series 5. No entanto, apenas é ativada de fábrica caso o utilizador tenha mais de 65 anos. No entanto, já foi comprovado em diversas situações que esta é uma funcionalidade que poderá ser crucial para utilizadores de todas as idades. Este último relato, é o exemplo perfeito.
Ao detetar a queda acidental de Bob Burdett, o seu Apple Watch enviou de imediato uma notificação para os serviços de emergência e também para o seu filho, que estava listado como um dos contactos de emergência. Esta notificação apresenta também um mapa com a localização aproximada do acidente.
Graças a este mapa, os serviços de emergência foram capazes de localizar Burdett e transportá-lo diretamente para o hospital. Mesmo antes do seu filho conseguir chegar ao local.
Depois de ser transportado para o hospital, o Apple Watch acabou por enviar uma segunda mensagem para os contactos de emergência. Avisando que a sua localização tinha sido alterada, revelando que já estava no hospital.
Toda esta situação torna-se ainda mais impressionante, pelo facto de que desde o momento da sua queda, Bob Burdett esteve inconsciente, acordando apenas já durante o transporte para o hospital.
Ainda que tudo tenha terminado sem danos graves, caso tivesse ficado "abandonado" no local do acidente à espera que alguém o encontrasse, o cenário podia ter sido bem diferente.
Editores 4gnews recomendam:
- Sensor de batimentos cardíacos do Apple Watch ajudou a salvar a vida de um homem
- Estudo revela que o Apple Watch pode ajudar a salvar vidas
- Apple Watch ajuda mulher a descobrir doença cardíaca