Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Apple Watch salva homem de hemorragia interna potencialmente fatal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Apple Watch continua a salvar vidas. Desta feita, o relógio inteligente fo capaz de monitorizar e alertar em bom tempo o respetivo utilizador para uma hemorragia interna potencialmente fatal. É o mais recente caso do wearable da maçã a destacar-se pela positiva.

Atualmente, na sua geração mais recente, o relógio consegue monitorizar a frequência cardíaca, oximetria ou concentração de oxigénio no sangue, ECG, bem como a deteção de quedas acidentais.

É um rol de capacidades que tem sido ampliado e aperfeiçoada a cada geração, com melhorias dignas de nota. Aliás, são cada vez mais os relatos de casos similares, em que as capacidades do relógio acabam por salvar a vida do utilizador.

Apple Watch detetou os 1.ºˢ sinais de hemorragia interna grave

Apple Watch 7

Mais recentemente, um utilizador na plataforma Reddit (digitalmofo) partilhou o seu testemunho de como o seu relógio inteligente lhe terá salvo a vida. Em causa está um dos modelos mais recentes da marca de Cupertino, o Apple Watch Series 7 lançado em 2021.

O homem afirma que o seu Apple Watch detetou várias atividades anormais nas suas métricas enquanto este desfrutava de uma pequena sesta. Foi aqui que entraram em ação as capacidades de monitorização precisa do wearableApple.

O relógio inteligente começou a enviar várias notificações dando conta do aumento inusitado da pulsação. Porém, tanto o Apple Watch como o iPhone a que estava ligado estavam no modo "Não Incomodar", pelo que passaram despercebidas.

Porém, o homem acabaria por acordar de repente e viu os vários alertas. Em pouco tempo, contactou um médico e, por consulta por videochamada, o profissional de saúde solicitou-lhe o envio das leituras do relógio. O homem assim o fez em pouco tempo através do relógio e da aplicação de Saúde da Apple.

Mais uma vida salva pela ação atempada do smartwatch Apple

Apple Watch 7

Assim que recebeu os relatórios compilados pelo Apple Watch, tendo-os avaliado, o médico em questão conseguiu detetar os sinais de uma hemorragia interna de severidade considerável. Desse modo, decidindo então chamadas os serviços de emergência.

Em pouco tempo, o homem estava no hospital mais próximo, aprofundando-se os exames e aferindo-se a existência de uma hemorragia interna severa. Ou seja, o diagnóstico inicial foi assim confirmado já em sede hospitalar, seguindo-se o tratamento apropriado.

Importa frisar que os relógios Apple Watch não detetam diretamente a ocorrência de hemorragias internas. Porém, a sintomática causada por tais ocorrências fisiológicas é, essa sim, detetável pelos relógios mais recentes.

Foi precisamente isso que aconteceu neste caso, com o alerta rápido dado pelo relógio Apple, bem como as leituras precisas colhidas pelo smartwatch, a salvarem a vida ao seu utilizador.

Apple Watch SE 2

Tamanho: 40 mm ou 44 mm
Conetividade: GPS ou GPS + LTE
Construção: alumínio
Ecrã: Retina
Autonomia: até 18 horas

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.