Apple Vision Pro: primeiras entregas de equipamento adiadas para março

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Durante a fase de pré-venda, o Apple Vision Pro está a revelar-se um sucesso. De acordo com uma fonte interna e com o site MacRumors, as vendas estimadas do novo dispositivo estão na faixa das 200 mil unidades.

Mas este sucesso trouxe consigo um problema: as primeiras entregas do equipamento estão a ser adiadas para o mês de março. Tendo em conta que a fase de reservas teve início a 19 de fevereiro, todos os interessados vão ter de esperar algum tempo para receber o novo dispositivo de realidade mista da Apple.

Produção limitada de alguns componentes leva Apple a procurar outras soluções

imagem de uma pessoa a usar o Apple Vision Pro
O Apple Vision Pro foi disponibilizado para pré-venda a 19 de fevereiros nos EUA e Canadá Crédito@Apple

Parece que o preço elevado do Apple Vision Pro não demoveu os norte-americanos de adquirir o novo dispositivo de realidade mista e logo nos primeiros dias desta fase de pré-compra, o equipamento viu algumas das suas opções de armazenamento a implicarem um tempo de espera superior. Situação esta que rapidamente se estendeu a todas as variantes que só vão ser entregues em março aos compradores.

Mas não é só o sucesso do Apple Vision Pro que está a ditar este adiamento. A capacidade limitada de produção de alguns dos seus componentes também está a revelar-se um problema para a execução de uma produção em massa capaz de responder a esta procura.

De acordo com as publicações The Elec e Financial Times, a Apple adquire os ecrãs OLED 4K à Sony que tem capacidade para produzir, no máximo, cerca de 1 milhão de ecrãs por ano.

Tendo em conta que cada Vision Pro necessita de dois ecrãs destes, a capacidade de produção da Sony pode não conseguir responder à procura pelo equipamento.

Perante este problema, a Apple está já a procurar fornecedores alternativos para as futuras iterações do dispositivo de realidade mista, diz o Financial Times.

Os benefícios de uma capacidade de produção maior

Esta medida pode trazer dois benefícios. Em primeiro lugar, aumentar a capacidade de produção e, em segundo lugar, pode potencialmente reduzir os custos.

Ainda assim, esta é uma medida que pode funcionar a médio e longo prazo. Por essa razão, os primeiros utilizadores a adquirirem o dispositivo Apple vão sempre ser obrigados a suportar um tempo de espera mais longo do que o desejado.

Recorde-se que o Apple Vision Pro, para já, está apenas disponível para pré-encomenda nos EUA e Canadá. Até ao final deste ano, o dispositivo será disponibilizado em outros mercados do mundo, mas não existe ainda certezas sobre as datas de lançamento e quais os mercados selecionados para receber o equipamento.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt