Apple Vision Pro para saúde mental? Rumores explicam como funcionaria

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Novos rumores sugerem que a Apple está a planear lançar o seu Vision Pro com funcionalidades que vão além do entretenimento. Segundo informações publicadas pelo site The Information, os funcionários da Apple estão a debater a possibilidade de usar o dispositivo para diagnosticar e tratar problemas de saúde mental.

Como funcionaria isso?

De acordo com as informações apuradas pelo The Information, o Apple Vision Pro usaria o seu conjunto de câmaras e sensores para medir padrões das expressões faciais do utilizador enquanto a pessoa utiliza o dispositivo para entretenimento.

Vision Pro
Câmaras e sensores poderiam detetar problemas de saúde mental (Imagem: Divulgação / Apple)

Além disso, detalhes como a direção do olhar, a dilatação da pupila e o tempo de utilização diária do dispositivo também podem ajudar na deteção de problemas. A partir desses dados, o primeiro headset da Apple seria capaz de detetar depressão, ansiedade, stress ou transtorno de stress pós-traumático.

Caso algo fosse detetado, o Vision Pro poderia iniciar uma série de procedimentos, como exibir imagens e sons para melhorar a saúde mental. Não ficou claro, contudo, se esse processo será acompanhado por especialistas ou se vai incentivar o utilizador a procurar ajuda com um profissional de saúde.

É necessário obter a aprovação de entidades reguladoras

Apple vision pro
Imagem: Divulgação / Apple)

A Apple tem previsão de iniciar as vendas do Vision Pro já em 2024. No entanto, para oferecer uma função como a deteção e tratamento de problemas de saúde mental, a empresa precisaria de obter a aprovação de entidades reguladoras.

Por esse motivo, é possível que essa funcionalidade não esteja disponível no primeiro Vision Pro o os rumores referem-se a uma pesquisa de viabilidade para modelos futuros.

A inclusão de funcionalidades relacionadas com a saúde exige muitos cuidados por parte das empresas e conformidade com diversos critérios. Por isso, deve levar algum tempo até que um serviço desse tipo fique disponível e, quando for oferecido, seja acompanhado por vários especialistas.

De acordo com a Apple, o Vision Pro será vendido por 3 499 dólares (3 318 euros, no câmbio atual). Antes da sua comercialização, no entanto, os funcionários da Apple passarão por um treino intensivo que deve ensinar todas as funcionalidades do headset.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.