Apple vai pagar $500 milhões para resolver a sua maior polémica de sempre!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple é uma das empresas mais valiosas do mundo. Além disso, é uma empresa que tem uma boa reputação entre os seus fãs. Certamente por isso, foi uma das maiores polémicas da marca quando a Apple decidiu reduzir a potência dos iPhones mais antigos dos seus utilizadores.

A Apple referiu que era a única forma de dar-lhes uma autonomia de qualidade nos seus smartphones, contudo, os fãs não gostaram da atitude da empresa ao não avisar (ou dar a hipótese) de rejeitar esta medida. Aliás, muitos referiram esta medida como um abuso da Apple. Apontando que a empresa só fez isto aos iPhones antigos para que ficassem mais lentos e os utilizadores comprassem novos modelos.

Apple vai pagar 500 milhões de dólares para acabar com a polémica

A polémica correu o mundo. Podemos dizer que foi uma facada na empresa que se gabava de atualizar os equipamentos antigos e de os continuar a valorizar.

Aliás, esta polémica foi tão grande que a Apple decidiu implementar uma funcionalidade no iOS (sistema da Apple) de forma a dar a opção aos utilizadores entre valorizar bateria ou desempenho. Algo que devia ter feito no início.

Pois bem, parece que um dos maiores pesadelos das relações públicas da Apple está prestes a terminar. Isto porque a Apple referiu que está disposta a pagar uma multa de 500 milhões de dólares (462 milhões de euros) para que a situação seja resolvida.

Não sabemos se os utilizadores prejudicados por esta medida serão compensados e é provável que tal não aconteça. Se tinhas um iPhone antigo que de repente ficou lento sem razão aparente, certamente foste um dos afetados e não sei até que ponto é que a Apple se preocupará em pagar-te pela situação.

500 milhões são "trocos" para Apple

Ainda assim, o juiz responsável pela situação, referiu que 500 milhões de dólares parece uma coima que fará a Apple pensar duas vezes antes de voltar a fazer o mesmo.

Sinceramente, não me parece. Uma empresa que vale neste momento 1.3 biliões (yap), 500 milhões são trocos para uma empresa como a Apple. Esperemos sinceramente que o caso não termine por aqui e que empresas que tomem medidas destas recebam penalizações ainda mais duras.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Chrome prepara-se para dar mais autonomia aos seus utilizadores
  • Programador afirma que processadores serão o grande próximo avanço para consolas
  • Novo Apple iPad barato pode chegar com a novidade que realmente precisa
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.