Apple vai melhorar chip A18 para novos recursos IA

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Já se sabe que na próxima geração iPhone 16, a Apple vai seguir a tendência atual e integrar recursos IA nos seus smartphones.

Agora, a publicação Economic Daily News está a avançar que a empresa de Tim Cook vai melhorar o processador A18, exatamente para introduzir novas funcionalidades IA e também de Machine Learning.

imagem do iPhone 15 em grupo
Apple vai aumentar número de núcleos no Neural Engine da nova série iPhone 16 Crédito@Apple

De acordo com a referida publicação, a Apple vai aumentar significativamente o número de núcleos usado no Motor Neural. Desde a série iPhone 12 equipada com o processador A14 Bionic que a empresa de Tim Cook usa 16 núcleos no Neural Engine.

Ao longo das gerações seguintes do iPhone, a Apple conseguiu sempre aumentar a velocidade e desempenho deste motor. Agora devido às exigências de processamento das tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning vai alocar mais núcleos ao Neural Engine.

Esta opção é especialmente importante se a Apple avançar para um processamento local dos recursos de IA e não para um processamento em nuvem, por questões de segurança e privacidade.

Mesmo processador, mas variantes diferentes nos modelos iPhone 16

Parece que a Apple vai manter a estratégia de diferenciação entre os modelos base e Pro no iPhone 16. Todos vão estar equipados com o processador A18 Bionic, mas em variantes distintas.

Enquanto os modelos base iPhone 16 e 16 Plus vão integrar também a variante base deste chip, os modelos Pro vão ter direito à versão mais avançada A18 Bionic Pro.

De acordo com as informações divulgadas, o novo processador da Apple será fabricado pela TSMC que vai utilizar o seu nó de processo de 3 nm de segunda geração. Uma evolução, como seria de esperar, ao processo de fabrico de 3 nm usado na série iPhone 15.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt