Apple trará as novidades mais pedidas para os iPad Pro em 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Os tablets iPad Pro são alguns dos melhores tablets que a Apple tem atualmente no mercado. Ainda assim, em 2022 a gigante de Cupertino deverá atualizar a presente gama com novos modelos, refletindo também as preferências dos utilizadores.

Assim, o próximo modelo de Apple iPad Pro deverá ser apresentado com carregamento magnético por indução. Ou seja, também a linha de tablets avançados da maçã utilizará o sistema MagSafe, até então um exclusivo dos seus smartphones iOS, os iPhone.

Os próximos Apple iPad Pro apresentarão um novo design em 2022

Apple iPad Pro
Os modelos atuais de iPad Pro foram anunciados em abril de 2021.

A solução adotada pela gigante de Cupertino será simples e arrojada em simultâneo. De acordo com as fontes do 9to5Mac, a Apple utilizará uma traseira em vidro para os seus próximos tablets. Só assim poderão implementar o sistema de carregamento sem fios por indução magnética, vulgo MagSafe.

O relato aponta que este era um dos grandes objetivos da Apple para a sua linha iPad, ainda que até ao momento não tivessem conseguido fazê-lo devido à estrutura e traseira metálica dos produtos atuais. Assim, só com uma mudança significativa do aspeto, ou pelo menos dos materiais de construção, poderá a empresa norte-americana chegar a tal solução.

Todavia, de acordo com as mesmas fontes, a Apple ainda não firmou a sua decisão. Isto porque a utilização de um painel traseiro em vidro tornaria o produto mais frágil. Note-se que, para tal ser possível, será necessário colocar um grande pedaço de vidro na traseira dos iPad Pro, algo que ficaria inexoravelmente mais suscetível a quebras.

Painel traseiro dos próximos iPad Pro pode ser feito de vidro

Apple iPad Pro
Atualmente todos os Apple iPad são construídos em metal (liga de alumínio).

Recordamos que desde a apresentação do primeiro Apple iPad, ainda pela mão do então CEO Steve Jobs, a empresa utilizou sempre o alumínio como material de construção. No entanto, este material obstaria à implementação do sistema MagSafe que poderia libertar este produto do cabo de carregamento para esse efeito.

Atualmente existirão vários protótipos de iPad Pro com uma traseira em vidro, segundo avança a publicação supracitada. Mais ainda, os produtos de teste terão, em pelo menos uma versão, um acabamento próximo dos atuais MacBook Pro, mas com o vidro a substituir a liga de alumínio no painel traseiro.

Mais ainda, esse protótipo estará dotado de fortes ímanes para fixar a base de carregamento na posição correta e, desse modo, garantir uma maior eficiência do sistema de carregamento por indução magnética. Ademais, é dito que o sistema implementado nos iPad Pro garantirá uma carga mais veloz, com maior potência, que aquela presente no sistema MagSafe para iPhone.

Sistema MagSafe e uma maior bateria para os Apple iPad Pro em 2022

Apple hits roadblock in plans to redesign iPad Pro with MagSafe https://t.co/IHFqCoPrBm by @filipeesposito

— 9to5Mac.com (@9to5mac) 14 de janeiro de 2022

O relato aponta ainda que os próximos iPad Pro incluirão baterias de maior capacidade, indo assim ao encontro de outro dos pedidos dos utilizadores. Sobretudo aqueles que usam também a capa / teclado Magic Keyboard que causa uma drenagem significativamente mais rápida da bateria.

Além disso, os próximos tablets usarão um módulo de câmaras fotográficas similares aos iPhone 13 e um processador novo, a estrear este ano nos iPad.

Processador Apple M2 também pode estrear nos novos iPad Pro

Já de acordo com os rumores anteriores, a Apple estará a planear a apresentação de um novo modelo de MacBook Air com processador Apple M2, portanto, é provável que também integre esse chip M2 nos iPad Pro (2022).

Por outro lado, o tamanho do ecrã deverá permanecer inalterado nas 12,9 polegadas para o iPad Pro, já de acordo com a publicação Bloomberg. As mesmas fontes sugerem ainda que este ano teremos mudanças no tamanho e formato da notch, a ser reduzida com sensores compactados.

Por fim, contamos com a apresentação da próxima geração de tablets Apple iPad Pro durante a primeira metade de 2022, possivelmente em junho por alturas da WWDC.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.