Apple transforma o teu iPhone num terminal de pagamento contactless

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple acaba de anunciar uma funcionalidade para o iPhone que pretende alterar o paradigma dos terminais de pagamentos contactless. Esta chama-se Toca para Pagar e permitirá que o teu equipamento aceite pagamentos de outros utilizadores.

Com esta novidade, os empresários deixarão de estar obrigados a ter terminais dedicados a este sistema de pagamentos sem contacto. A única coisa de que necessitarão é de um iPhone e uma aplicação com suporte para esta novidade.

Toca para Pagar é a mais recente função para o iPhone

Apesar de a novidade ser hoje anunciada, só ficará disponível para os utilizadores no final de 2022. Ademais, a Apple anunciou apenas a sua disponibilidade para os Estados Unidos, não sendo ainda certo quando chegará a outros países.

O intuito desta tecnologia é dar maior liberdade a consumidores e empresários para utilizar formas de pagamento contactless. Com o crescendo dos pagamentos eletrónicos, carteiras digitais e cartões de crédito / débito, esta é mais uma forma de popularizar esses métodos de pagamento.

Com efeito, o Toca para Pagar no iPhone será um incentivo para os consumidores que utilizam o Apple Pay ou um dos métodos acima referidos para pagar as suas compras. Será vantajoso sobretudo para os empresários que não necessitarão de investimento extra para aceitar estas formas de pagamento.

Ao finalizar qualquer compra, o comprador necessitará apenas de encostar o seu iPhone, Apple Watch ou cartão contactless ao iPhone do comerciante. Utilizando a tecnologia NFC, o pagamento será realizado de forma simples e segura.

Segurança é algo que a Apple sublinha ao anunciar o Toca para Pagar. A empresa americana reitera que todas as manobras de segurança associadas ao Apple Pay estarão presentes nesta funcionalidade e que a empresa nunca saberá o que foi comprado, nem quem fez a compra.

Esta funcionalidade ficará disponível em todos os modelos acima do iPhone XS e inclusive. Em breve, os programadores receberão as ferramentas necessárias para começar a embutir o Toca para Pagar nas suas aplicações.

Está já garantida a compatibilidade deste serviço com entidades financeiras como American Express, Mastercard e Visa. Resta-nos agora aguardar para saber se Portugal também será abrangido por esta novidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple iPhone SE (2022) com 5G pode chegar no próximo dia 8 de março
  • Apple equacionou tecnologia muito desejada para o renovado iMac
  • Apple: novo MacBook Pro trará novo processador, mas sem ProMotion
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.