Apple transforma a experiência do utilizador da UE com a atualização iOS 17.4

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple acaba de lançar a sua mais recente atualização. É o iOS 17.4 para iPhone e o iPadOS 17.4 para iPad. Estas atualizações, que são as quartas grandes versões desde o lançamento do sistema operativo iOS 17 em setembro de 2023. Trazem uma série de mudanças e melhorias que vale a pena explorar.

Uma das maiores novidades do iOS 17.4 é a adaptação às exigências regulamentares da União Europeia (UE). Este abre caminho para uma nova fase de liberdade de escolha para os utilizadores de iPhone e iPad. Com esta atualização, a Apple introduz mudanças significativas na forma como a App Store e as aplicações funcionam dentro da UE.

Utilizadores do iPhone na UE pasam a poder instalar lojas alternativas à App Store

A Apple passa a permitir, pela primeira vez, a instalação de lojas de aplicações alternativas, sistemas de pagamento alternativos dentro das aplicações do iOS e iPadOS, suporte para motores de navegadores de terceiros e acesso NFC para bancos e fornecedores de pagamento de terceiros. Estas funcionalidades são exclusivas para a UE e não se aplicam a outros mercados.

ios 17.4

Além das mudanças específicas para a UE, a Apple fez alterações globais, especialmente no mundo dos jogos. Agora, aplicações de cloud gaming como Xbox Cloud Gaming e Nvidia GeForce NOW podem ser disponibilizadas. E os mini-jogos, chatbots e plug-ins podem agora utilizar o sistema de compras dentro da aplicação.

O iOS 17.4 também adiciona novos emoji, transcrições para podcasts na aplicação Podcasts, Live Activities para o cronómetro, melhorias no relatório de saúde da bateria nos modelos iPhone 15, entre outras melhorias e correções de bugs.

Especificamente para os residentes da UE, as novas opções incluem a capacidade de instalar aplicações de marketplaces alternativos, escolher navegadores com motores alternativos, utilizar opções de pagamento alternativas para as aplicações na App Store com o distintivo de compras externas, entre outras funcionalidades que requerem o suporte dos desenvolvedores.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.