Apple tem uma página de "produto" dedicada à privacidade

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple atualizou recentemente a secção de privacidade do seu site oficial. Contudo, não foram feitas alterações às políticas da empresa. Na verdade, a página apenas sofreu uma "makeover" assemelhando-se agora a uma página de produto como um iPhone ou iPad.

A página de privacidade da Apple apresenta-nos agora vários separadores, detalhando como cada um dos seus serviços protege a privacidade do utilizador. No exemplo da imagem, vemos uma descrição de como o Safari bloqueia anúncios que acompanham o utilizador de site em site.

De seguida temos o Apple Maps, onde a empresa afirma que não associa a aplicação ao Apple ID do utilizador. Além disso, nenhum registo da localização é guardado pela Apple, apenas no dispositivo, de acordo com a página.

De seguida, temos descrições para a aplicação Fotos, Mensagens, Siri, Apple News, Apple Pay, Saúde. Todas elas "tranquilizam" o utilizador e fazem as mesmas afirmações: nada é guardado pela Apple, tudo é privado.

Escândalos de privacidade não são surpresa na Apple

É tudo muito bonito no site mas a verdade é que a Apple não se pode gabar de ser 100% protectora dos dados dos utilizadores. Aliás nenhuma empresa se pode gabar de tal. A partir do momento em que inserimos dados na internet, temos de ter consciência que podem estar à mercê da empresa em questão.

Um desses exemplos aconteceu no verão, quando a Apple foi "apanhada" a enviar gravações de vozes de utilizadores a empresas de terceiros. Essas empresas são sub-contratadas para fazer interpretação de texto e melhorar o reconhecimento de voz dos equipamentos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple quer vender 20 milhões de unidades do iPhone SE 2 em 2020
  • iPhone 12: primeiras informações do smartphone vão dar que falar!
  • Depois do Photoshop, o Illustrator também vai chegar ao iPad (vídeo)
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.