Apple tem uma ideia fantástica para o seu primeiro carro

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Várias notícias apontam para que a Apple esteja a desenvolver um carro. A empresa americana estaria colaborar com a Hyundai no projeto, porém, parece que as relações entre ambas se deterioraram, obrigando a Apple a procurar uma alternativa.

Enquanto este imbróglio se desenlaça, a Apple preencheu uma nova patente que nos revela algo que poderá ser aplicado num veículo automóvel. Segundo o que foi inscrito no documento, a empresa prepara um sistema de iluminação inteligente para um carro.

Apple quer aplicar iluminação inteligente no interior do seu carro

O documento submetido pela Apple junto das entidades competentes intitula-se de "Sistema e método para iluminação ajustável com base na identificação do ocupante e do objeto num veículo". Esta descrição é já bem elucidativa da intenção da Apple com esta tecnologia.

A ideia passa por automatizar a iluminação interior do veículo de acordo com alguns parâmetros. Um dos exemplos avançados é quando um objeto cai dentro do carro. Recorrendo a um conjunto de sensores, será detetada a área em que o objeto caiu e automaticamente o carro irá iluminar essa área específica.

Mais ambicioso seria um cenário em que o veículo conseguiria detetar quando um ocupante do carro adormecesse. Neste caso, uma luz acenderia sobre essa pessoa, assim que ela chegar ao destino, para que a mesma acordasse.

Este sistema é ainda capaz de aprender com os teus hábitos. Por exemplo, caso tenhas um filho e o leves diariamente à escola, o carro passaria a acender automaticamente uma luz incidente sobre o lugar onde colocas a criança.

O leque de possibilidades com uma tecnologia deste género é imenso e daria valor acrescentado ao veículo com o selo da Apple. A verdade é que a ideia já está registada e mesmo que a empresa nunca a venha a utilizar, poderá ganhar muito dinheiro com ela caso alguém a queira utilizar.

Relativamente ao primeiro carro da Apple, nada está garantido. Os rumores indicam que a Apple está a trabalhar no projeto e mesmo que este chegue a bom porto só deverá ser apresentado dentro de 5 a 7 anos.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp deixa de funcionar em iPhone antigo com iOS 9. Sabe porquê
  • Zuckerberg inverte a tónica e vê como positiva a política de privacidade da Apple
  • iPhone 13 deverá trazer um sensor de impressões digitais superior à concorrência
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.