Apple está a ser acusada de superestimar autonomia do iPhone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

As acusações chegam de um grupo britânico de defesa do consumidor chamado Which?. Com base nos seus estudos, esta entidade afirma que a Apple está superestimar a duração da bateria do seu iPhone XR.

Segundo os testes levados a cabo pela Which?, a discrepância nos números fornecidos pela Apple varia entre os 18% e os 51%. Para chegar a esta conclusão, esta entidade terá servido-se de nove exemplares, novos em folha, do iPhone XR.

De acordo com a Which?, a sua metodologia de testes consiste em carregar totalmente o equipamento e depois deixá-lo descarregar por completo estando constantemente em chamada de voz. Desse modo, este grupo de defesa ao consumidor terá registado uma autonomia de 16 horas e 32 minutos. Valores que contrariam as até 25 horas de chamadas publicitadas pela Apple.

Apple já veio afirmar que os seus testes de autonomia são rigorosos

Em resposta, a empresa de Cupertino tenta demarcar-se destas acusações. Nesse sentido, a empresa refere que os seus testes são conduzidos de forma rigorosa e que se mantém fiel às estimativas que sempre forneceu.

Ademais, a empresa afirma ter toda a sua metodologia de testes presente no seu site oficial, incitando a Which? a fazer o mesmo. Pois bem, no terceiro paragrafo do presente artigo está a explicação da Which? sobre como realizou estes testes.

Estas acusações são um pau de dois bicos

Desde a génese da mais recente geração de iPhone´s que todos os reviewers têm elogiado a autonomia destes equipamentos. Em especial a do iPhone XR que ao ter um ecrã mais pequeno e de menor dimensão potencia ainda mais estes resultados.

Por conseguinte, estas acusações da Which? podem ser vistos de duas formas. Alguns poderão concluir que esta entidade afirma que autonomia do iPhone XR não é aquela que se esperava.

No entanto, essa não é a afirmação desta entidade. Na verdade, ela afirma que a Apple tem enganado os consumidores face aos números reais. Em momento algum, esta entidade refere que o iPhone XR é uma desilusão em termos de autonomia.

Por fim, notar apenas que a Which? refere que a HTC também se inclui no mesmo paradigma da Apple. Por outro lado, marcas como a Samsung, Sony e Nokia publicitam números abaixo daqueles que se verificam na realidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 7 não terá certificação de resistência, mas água não será problema!
  • Realme X faz aparição surpresa numa review do YouTube
  • Google Play Store já deixa carregar o saldo em loja física!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.