A empresa IDC acaba de divulgar o seu relatório sobre o mercado de smartphones no ano de 2023. De acordo com as informações divulgadas, a Apple superou a Samsung com um total de 234,6 milhões de unidades vendidas.
A gigante sul-coreana, por sua vez, registou um total de 226,6 milhões de smartphones vendidos. Destaque-se ainda que no quarto trimestre do ano a empresa de Tim Cook vendeu 80,5 milhões de dispositivos enquanto a Samsung ficou-se pelos 53 milhões.
As razões do sucesso da Apple
A IDC vai mais longe no seu relatório e explica as razões para o sucesso da Apple. De acordo com a empresa de consultoria, os programas de troca da Apple, assim como as opções de financiamento ajudaram a marca a conquistar mais utilizadores.
Mas os resultados menos animadores da Samsung não ficam a dever-se apenas ao crescimento da Apple. Segundo a IDC, o universo de smartphones Android está também a passar por uma fase de diversificação.
Por outras palavras, as marcas rivais da Samsung que usam também o sistema operativo da Google estão a crescer e a retirar quota de mercado à gigante sul-coreana.
O crescimento das marcas chinesas
A IDC destaca também o crescimento das marcas chinesas. Para começar, a Xiaomi consegue um honroso terceiro lugar neste ranking com 145,9 unidades vendidas. A OPPO segue-se em quarto lugar com 103,1 milhões de dispositivos vendidos.
A empresa de consultoria aponta ainda o crescimento da Huawei no mercado chinês que está a permitir que esta marca recupere terreno num segmento em que há vários anos enfrenta diversas dificuldades.
Por outro lado, players como a Google, Honor e OnePlus estão também a disponibilizar equipamentos bastante competitivos no segmento de gama média, o que está a retirar potenciais compradores ao segmento premium.
A IDC sublinha ainda a natureza dinâmica deste mercado que deverá ser mais acentuada neste ano devido aos avanços nas funcionalidades baseadas na tecnologia de Inteligência Artificial e no aparecimento de mais smartphones dobráveis.
Editores 4gnews recomendam: