Apple removeu todas as aplicações de "vaping" da App Store

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Devido aos recentes relatórios de lesões pulmonares e mortes nos Estados Unidos relacionadas com cigarros electrónicos, a Apple removeu todas as aplicações relacionadas com "vaping" na sua loja App Store. Vaping é o ato de fumar vaporizadores ou cigarros eletrónicos como as máquinas iQOS.

No total, existem (ou existiam) cerca de 181 aplicações de vaping na App Store, a maioria oriundas de lojas que vendem produtos relacionados. De acordo com um porta-voz da Apple, após avaliar as notícias sobre os problemas de saúde causadas pelo vaping, a empresa decidiu que tais apps não estão de acordo com as políticas da loja.

42 mortes e milhares afetados por cigarros eletrónicos

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) nos Estados Unidos, existem 2172 casos confirmados de lesões pulmonares associadas ao consumo de cigarros electrónicos e vaping. Os relatórios são oriundos de quase todos os estados do país.

Já em 24 estados, foram confirmadas 42 mortes. O CDC afirma que um dos químicos chave no desenvolvimento de lesões pulmonares no vaping é o acetato de tocoferol, uma forma sintética da vitamina E. O acetato de tocoferol foi encontrado nas análises de 29 pacientes.

Apesar do consumo de tabaco entre os jovens ter descido nos últimos anos, o advento dos cigarros eletrónicos providenciou uma alternativa. Adolescentes na idade escolar nos Estados Unidos estão a utilizar cada vez mais os vaporizadores. Os vaporizadores produzem bastante fumo, que gerou uma cultura de "truques" que se podem fazer.

Além disso, a maioria dos vaporizadores trazem opções de sabor, tornando o produto ainda mais aliciante para jovens que querem ser "fixes". Em relação a Portugal, embora não tenha um crescimento tão célebre, já existem várias lojas a vender vaporizadores e cigarros electrónicos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi Watch é (finalmente) um concorrente a sério para o Apple Watch
  • Instagram passa a esconder likes em Portugal
  • Apple irá criar bundles dos seus serviços em 2020, afirma relatório
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.