Apple quer lançar funcionalidade para protegeres o teu iPhone das crianças

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

A preocupação da Apple com a privacidade sempre foi grande, com a tecnológica a procurar dar passos cada vez mais consistentes na busca de uma experiência mais segura para o utilizador.

Agora, a empresa liderada por Tim Cook está a tentar desenvolver a sua tecnologia Secure Enclave de forma a permitir o acesso de múltiplos utilizadores ao mesmo dispositivo iOS, sem a partilha de informações sensíveis.

Apple regista patente para permitir vários perfis no iPhone e iPad

A Apple garantiu recentemente uma patente que lhe permitirá dar acesso a vários perfis no mesmo iPhone ou iPad, que poderão depois ser usados com maior segurança e privacidade por diversos utilizadores.

Obviamente esta patente não se limita aos equipamentos iOS, podendo ser aplicada a mesma tecnologia também nos computadores Mac. No entanto, os Mac oferecem já a possibilidade de serem definidos vários perfis de utilização, pelo que esta implementação deve visar essencialmente os dispositivos móveis.

A ideia da tecnológica é que o mesmo dispositivo possa permitir o uso de vários códigos de acesso e respetivas chaves de encriptação associadas, cada um deles associado a um utilizador único registado no sistema.

Para um utilizador conseguir ter acesso aos dados gravados num determinado iPhone ou iPad, terá de se autenticar com sucesso através de um ecrã de login. O acesso aos dados guardados pode ser possível, caso estes não estejam protegidos por uma password /passcode ou não estejam encriptados.

Tecnologia pode diminuir riscos da utilização por diferentes pessoas

A aplicação desta funcionalidade permite proteger dados pessoais sensíveis, como detalhes do Apple Pay, fotografias ou documentos, mesmo que seja até autorizado acesso a um conjunto de funcionalidades partilhadas de um dispositivo.

O potencial desta aplicação é enorme, podendo, por exemplo, servir como mais uma ferramenta de gestão de equipamentos usados por crianças, recorrendo a mais uma camada de segurança para minimizar riscos com despesas inesperadas em aplicações ou a exposição a items privados.

Editores 4gnews recomendam:

  • Adobe Premiere Pro prepara suporte nativo dos chips Apple M1
  • Atenção Tesla: Apple Car vai revolucionar tecnologia de baterias!
  • Apple bate Samsung: iPhone 12 é o smartphone 5G que mais vende!
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.