Apple quer estabilidade e consistência na sua série de smartwatches

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Recentemente, numa entrevista a um órgão de comunicação suíço, dois executivos máximos da Apple confirmaram que o seu smartwatch não terá mostradores de terceiros e será 100% Apple.

Os dois responsáveis foram mais longe e até explicaram as razões que levam a empresa de Cupertino a optar por esta estratégia.

Apple quer estabilidade e consistência na sua série de smartwatches

imagem de grupo do Apple Watch SE
Apple quer manter mostradores Apple em toda a sua linha de smartwatches Crédito@Apple

Numa entrevista concedida ao meio de comunicação suíço TagesAngzeiger, os vice-presidentes da Apple, Kevin Lynch e Deidre Caldbeck confirmaram que o Apple Wacth não terá mostradores de terceiros e que vai continuar a ter a assinatura apenas da empresa proprietária.

De acordo com os altos responsáveis da empresa há uma razão forte para esta estratégia. Kevin Lynch salientou que o mostrador do smartwatch funciona como ecrã inicial e que, por essa razão, obrigatoriamente terá de ser consistente e estável. A empresa quer certificar-se de que o mostrador continua a funcionar, na perfeição, mesmo depois das principais atualizações do sistema operativo watchOS.

Ora, mantendo o controlo sobre todos os aspetos do desenvolvimento do mostrador do smartwatch, a Apple pode garantir a compatibilidade com todos os elementos do sistema operativo.

Deidre Caldbeck garantiu aos utilizadores que a Apple assume, com seriedade, a responsabilidade de garantir que o smartwatch funciona de forma estável após qualquer atualização. E ainda que os mostradores de terceiros possam oferecer opções de personalização, o desejo e foco da Apple na consistência e estabilidade é uma prioridade que supera este recurso.

A importância do feedback dos utilizadores

Na mesma entrevista, ambos os responsáveis Apple garantiram igualmente que a empresa continua a dar prioridade ao feedback dos utilizadores para otimizar a experiência do Apple Watch.

No que diz respeito à próxima atualização do watchOS, esta deverá trazer consigo mudanças no sentido de reaproveitar o botão Digital Crown para facilitar o acesso ao centro de controlo e também um novo sistema de widgets para otimizar o acesso aos dados.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt