Apple quer enganar a União Europeia com o seu próprio USB-C

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Apple terá que dotar os seus próximos dispositivos móveis a chegar ao mercado em 2024 da porta USB do Tipo C. Fruto das imposições comunitárias, todo e qualquer novo dispositivo móvel a chegar ao mercado nos próximos anos terá que usar o conector comum, o USB do Tipo C. Ora, aqui está implícito o abandono da porta Lightning para os Apple iPhone 15.

Por outro lado, já há vários meses que este curso de ação é tido como certo junto da tecnológica de Cupertino. A Apple estava ciente de que seria apenas uma questão de tempo até que a União Europeia viesse regular este aspeto, algo que o veio a fazer em 2022, obrigado as fabricantes a aderir a tal imposição.

Apple iPhone USB-C

O Lightning chegará ao fim, mas não sem uma resposta à altura da Apple. Mais concretamente, uma autêntica rasteira à União Europeia, ao mesmo tempo que anui às suas imposições e aplica a nova entrada USB do Tipo C também nos telefones.

Vamos por partes.

Os cabos atuais da Apple, Lightning, além da entrada proprietária, têm a certificação MFi, ou seja, Made for iPhone. Na prática, algo que oferece uma garantia ao consumidor, de compatibilidade com o seu telefone iOS. Por outro lado, é uma grande fonte de rendimento para a Apple, com este licenciamento a terceiros.

Ora, apesar de os iPhones passarem a adotar o padrão USB do Tipo C, a certificação MFi manter-se-á. Ao que tudo indica, este certificado, fonte de receitas para a Apple, continuará a ser um requisito para que outras fabricantes produzam cabos USB do Tipo C, com o intuito de serem usados com iPhone.

USB do Tipo C no iPhone continuará a exigir o certificado MFi

Yeah usb-c with MFI is happening Foxconn already in mass production accessories like EarPods and cables pic.twitter.com/1ka9CRlY93

— ShrimpApplePro 🍤 (@VNchocoTaco) 28 de fevereiro de 2023

Esta possibilidade não é nova. Aliás, o rumor já circulava há bastante tempo. Porém, como aponta agora o leaker já famoso e reconhecido no meio tecnológico, ShrimpApplePro, através do Twitter, tal realidade materializar-se-á com os próximos iPhone.

Ou seja, assim que o primeiro iPhone adotar a porta USB-C. Algo que pode acontecer já este ano com o iPhone 15, ou o mais tardar em 2025 com um possível iPhone 17, cada novo cabo USB-C terá que ser licenciado pela Apple.

Esta fonte sugere que a Foxconn já começou a fabricar vários acessórios com certificação MFi, mormente cabos USB do Tipo C, além de novos EarPods, auriculares com fios e vários conectores.

Teremos que adquirir novos cabos USB-C sob pena de redução do desempenho

The iPhone 15 series will only support USB-C accessories certified by Apple through the Made for iPhone (MFi) program 😬Non-certified cables will have limited data and charging speedsSource: @VNchocoTaco pic.twitter.com/mpWvCC4L48

— Apple Hub (@theapplehub) 1 de março de 2023

Por outras palavras, está já em produção um novo ecossistema de acessórios e periféricos que continuarão exclusivos como sempre, apesar de usarem agora a porta "universal".

Note-se que, partindo de uma ótica pragmática e ecológica, a bandeira da União Europeia, isto não são propriamente boas notícias. Na prática, pouco ou nada mudará, pois caso o utilizador não adquira os novos conectores e cabos, o desempenho será reduzido.

Em suma, ainda que os demais cabos e acessórios com USB-C funcionem com os iPhone, para obter o desempenho máximo teremos que renovar o nosso leque de acessórios. Ou seja, algo que acaba por contrariar o exato propósito com que esta obrigação foi imposta pela União Europeia.

Por fim, teremos naturalmente que aguardar pela apresentação do produto para aferir se isto se materializará.

This is the iPhone 15 Pro Max! Thicker body, slimmer bezel, Titanium frame, no physical buttons, new cameras with periscope lens, USB-C. Would you upgrade?Source: @UniverseIce pic.twitter.com/LZu3afXfF6

— Apple Hub (@theapplehub) 25 de fevereiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.