A Apple tem uma nova estratégia para melhorar a segurança dos seus portáteis MacBook. Para isso, a empresa norte-americana pretende migrar a sua tecnologia de reconhecimento facial Face ID para esta gama de produtos.
Essa intenção pôde ser aferida com a submissão de uma patente por parte da Apple alusiva a essa tecnologia. Um documento que fundamenta de modo esta tecnologia será uma mais-valia para todos os utilizadores dos portáteis da marca.
MacBook ficará mais seguro graças à implementação do Face ID
A patente agora tornada pública fala especificamente como o Face ID pode ser integrado num "dispositivo de computação portátil". Uma descrição com clara alusão à linha MacBook da Apple.
Estes produtos da norte-americana são caracterizados pela sua estrutura fina e isso é algo que a Apple não quer desperdiçar. Assim sendo, esta solução terá de ser "compacta... sem sacrificar a fiabilidade ou o reconhecimento do utilizador".
Para isso, a empresa estudou um "módulo de reconhecimento de padrão de luz". Este consiste num projetor de luz e num sensor que conseguirá detetar luz refletida, por exemplo, na cara do utilizador.
Este sistema contará ainda com outro sensor responsável por avaliar se a luz refletida é consistente com um padrão pré-definido. Por outras palavras, aferir se a pessoa que está em frente ao computador é efetivamente o seu detentor.
No fundo, é a mesma base tecnológica que a Apple utiliza no iPhone. Só que neste caso terá, provavelmente, de usar menos componentes para caber na silhueta que define atualmente a linha MacBook.
Com a recente implementação da notch também nos portáteis da Apple, este deverá ser o local escolhido pela empresa para alojar esta tecnologia. É, à primeira vista, o principal candidato para alojar esta tecnologia.
Além de aumentar a segurança dos MacBooks, a introdução do Face ID nestes produtos poderá ser usada para outros fins. Conforme pode ler-se na patente, esta tecnologia pode ser usada para "capturar gestos faciais e emoções".
Aqui podemos englobar os controlos por gestos que o macOS Sonoma traz para o FaceTime. Ainda assim, a Apple poderá ter outras ideias em mente para aproveitar ao máximo a presença do Face ID nos MacBook.
Por enquanto, falamos apenas de uma patente e nada nos garante que esta tecnologia será empregue. É apenas uma ideia que poderá ser, ou não, concretizada.
Editores 4gnews recomendam: