Apple prepara descontinuação do mítico computador Mac Pro

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Mac Pro é um dos dispositivos mais míticos do portefólio de informática da norte-americana Apple. É, por excelência, o modelo indicado para os profissionais mais exigentes, porém, a sua existência está agora hipotecada devido aos mais recentes rumores.

Em causa está o novo relatório do jornalista Mark Gurman que levanta a hipótese de o Mac Pro deixar de ser fabricado pela Apple em breve. Caso tal se concretize, o seu substituto deverá ser o Mac Studio.

Terá o Mac Pro perdido o seu fundamento no portefólio da Apple?

O jornalista da Bloomberg partilhou recentemente as suas previsões para a geração de processadores M3 e respetivos modelos. Aí, Gurman aponta a presença do M3 Ultra no interior do Mac Studio e Mac Pro "se a Apple continuar a fabricá-los".

Mac Pro

Esta informação despertou os alarmes no mercado tecnológico e refere-se especificamente ao futuro do Mac Pro. Uma das fontes mais credíveis acerca dos planos da Apple hipoteca a continuidade daquele que sempre foi visto como o mais poderoso dispositivo da empresa.

A verdade é que a transição para os Apple Silicon instaurou dúvidas sobre o fundamento do Mac Pro na atual oferta da empresa. Com a utilização do mesmo processador do Mac Studio, a linha que distingue estes dois produtos é bastante ténue, excetuando o preço.

A modularidade que sempre pautou as diversas gerações do Mac Pro desvaneceu com a inclusão do M2 Ultra. A inclusão de um chip com vários componentes integrados limita bastante as opções a longo prazo dos compradores deste computador.

Perante tais factos, não posso dizer que me sinto surpreendido com a hipótese de o Mac Pro desaparecer. Comungo da crença de que o Mac Studio possa canibalizar as vendas do Mac Pro, algo com o qual a Apple não conviverá confortavelmente.

O futuro dos MacBook passa pelos novos M3

Olhando agora para a nova geração de processadores M3, há muitos dados que merecem ser ditos. Começando pelo modelo base, que terá 8 núcleos CPU e 10 núcleos GPU que chegará ao mercado nos MacBook Pro de 13", MacBook Air de 13" e 15", Mac Mini e iMac.

Olhando agora para o M3 Pro, espera-se um componente com 12 ou 14 núcleos CPU e 18 ou 20 núcleos GPU. Este poderá ser encontrado nos Mac Mini e nos MacBook Pro de 14" e 16".

Contamos ainda com um M3 Max com 16 núcleos CPU e 32 ou 40 núcleos GPU para os MacBook Pro de 14" e 16" e versão base do Mac Studio: Por fim, o M3 Ultra com 32 núcleos CPU e 64 ou 80 núcleos GPU para o Mac Studio e Mac Pro, se o último não desaparecer.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.