A empresa de estudos de mercado Gartner decidiu esperar até agora para revelar os números relativos ao último trimestre de 2019 (Q4). De acordo com o relatório, a Apple esteve bastante perto de ultrapassar a Samsung em vendas em outubro, novembro e dezembro de 2019.
Assim sendo, a Samsung arrecadou 70,4 milhões de unidades vendidas, terminando o ano com uma quota de mercado de 17.3%. Já a Apple ficou com 69,5 milhões de unidades vendidas e uma quota nos 17.1%. Foi certamente um final do ano extremamente renhido para as empresas.
Já a Huawei ficou por 58 milhões de unidades e uma quota de 14.3%. O ano de 2019 não foi simpático para a gigante de Shenzhen que, segundo a Gartner, perdeu o segundo lugar de liderança para a Apple. Xiaomi e Oppo ocuparam o quarto e quinto lugares, respetivamente, no ranking mundial.
Outras empresas de estudo de mercado deram a vitória à Apple
A Gartner decidiu aguardar até agora para lançar os seus números por uma razão importante: distinção entre unidades enviadas e vendidas. Várias empresas de estudo de mercado contabilizam as unidades que as marcas enviam das fábricas para venda, não considerando se são vendidas ou ficam em armazém.
O relatório da Gartner contabiliza unidades vendidas, acabando por oferecer números mais fiéis e realistas. Afinal, o objetivo das marcas é vender telemóveis e as unidades vendidas deviam ser o critério para este género de estudos de mercado.
Seja como for, a Apple teve um final de 2019 extremamente positivo em vendas. Caso este ritmo se mantenha, é possível que vejamos a empresa da maçã a subir para segundo lugar como maior vendedora de telemóveis novamente.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung Galaxy A21. Design e Especificações revelados antes do tempo
- Estes são os 10 smartphones Android mais potentes de fevereiro de 2020
- Fábricas da Apple associadas a trabalhos forçados na China