Apple: próximo MacBook Pro 16 vai deixar-te desiludido!

Abílio Rodrigues
Comentar

Relatos recentes sugerem que o próximo MacBook Pro de 16 polegadas da Apple não será muito diferente dos modelos com M1 que temos atualmente. Algumas alegadas fugas de informação apontavam para um novo design e inclusão de processador M1X, mas parece que isso não vai acontecer.

Neste momento parece mais provável que a Apple opte por manter o mesmo aspeto do computador portátil, que no seu interior deve continuar a fazer descansar o já conhecido M1.

MacBook Pro 16 deste ano não deve trazer novo design nem novo Apple Silicon

It is said that the new MacBook Pro 16 equipped with Apple M1 has basically the same appearance as the previous generation, but the screen frame will be narrower.

— DuanRui (@duanrui1205) 24 de fevereiro de 2021

A confirmar-se, não existirá diferença no desempenho entre a versão de 16 polegadas e as que estão já disponíveis no mercado.

Até agora acreditava-se que os equipamentos Mac com 16 e 14.1 polegadas com janela de lançamento para este ano iriam adotar um aspeto mais semelhante ao do iPhone 12 e iPad Pro, mas essa hipótese parece não estar a ser considerada pela marca.

A única diferença pode mesmo ser a decisão de tornar as molduras do ecrãs mais finas, algo que há muito tem vindo a ser pedido pelos utilizadores. Certamente algo tão simples teria o potencial para oferecer aos MacBook Pro um aspeto bem mais moderno.

Processador Apple M1X pode ficar reservado para iMac e Mac Pro

O chip que deve suceder ao M1, ao que parece com a designação M1X, foi avistado recentemente num teste de desempenho e os seus números surpreenderam pela positiva.

Entre as principais características estarão 12 núcleos de processamento fabricados na litografia de 5nm, velocidade de relógio de 3.2 GHz e capacidade de oferecer configurações de até 32 GB de memória RAM.

A Apple pode estar a reservar este potente SoC para os novos iMac e Mac Pro, computadores normalmente mais associados a tarefas de grande exigência.

O lançamento de novos modelos MacBook Pro deve acontecer na segunda metade deste ano, e temos vários motivos para ficarmos atentos ao que a Apple terá para colocar em cima da mesa.

Editores 4gnews recomendam:

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.