Os relógios inteligentes da Apple estão entre os mais procurados em todo o mundo, possuindo atualmente a função de lanterna que coloca o seu ecrã com o brilho máximo, totalmente em branco. Desse modo, o utilizador tem um pequeno foco de luz que já o pode ajudar em determinadas situações ou emergências. Porém, não é uma lanterna dedicada no sentido estrito da palavra.
Todavia, num futuro próximo estes mesmos relógios podem vir a integrar, na sua bracelete, uma lanterna LED mais poderosa, funcionando como tal e entregando efetivamente mais utilidade como tal. A possibilidade fica agora plasmada na mais recente patente submetida (e aprovada) pela gigante de Cupertino.
Lanterna integrada nas pulseiras dos próximos Apple Watch
Segundo a documentação legal, a Apple está atualmente a trabalhar num Equipamento de Luz Modular para aplicação em dispositivos wearable. Ou seja, um acessório capaz de acomodar uma lanterna, a ser equipado ou adicionado aos equipamentos "vestiveis" da tecnológica.
A representação esquemática incluída na patente nos dá uma ideia justa de como os futuros Apple Watch poderiam ser concebidos (e como seria o seu design) com a lanterna externa conectada, ou integrada, nas suas pulseiras.
Sucintamente, o modelo apresentado parece ser uma solução mais prática face à atual solução de "Lanterna" com o ecrã dos relógios. Isto uma vez que o utilizador pode apontá-la como uma lanterna para onde quiser iluminar, em vez de virar o pulso para apontar a tela do relógio, cujo alcance e brilho são manifestamente menores.
Lanterna LED integrada na bracelete dos smartwatch Apple
Por outro lado, note-se que esta luz modular teria a sua própria fonte de energia, ou seja, a sua bateria. Isto para não afetar negativamente a bateria do Apple Watch. Além disso, poderá também ter um botão para ligar/desligar sem interação com o relógio.
Não obstante, esta mesma patente menciona que a "luz modular pode receber comunicação do smartwatch para ativar (ligar) ou desativar (desligar) uma ou mais fontes de luz do conjunto de luz modular". Ou seja, o que significa que os utilizadores também poderiam controlá-la com o seu Apple Watch.
Mais ainda, esta luz modular também poderia ter uma classificação IP (resistência à água e ao pó). Isto uma vez que a patente menciona que "os conjuntos de luz modulares aqui descritos podem incluir características resistentes a líquidos, como uniões ou anéis de vedação que evitam a entrada de líquidos em componentes sensíveis".
Por outro lado, esta patente revela também que a luz modular é separável da pulseira do relógio. Porém, em alguns exemplos, a pulseira é costurada, colada ou fixada de alguma forma à luz. Ora, o que significa que a lanterna poderia ser vendida como um acessório separado para o Apple Watch.
Face ao exposto, perspetivamos uma aplicação comercial desta solução a futuras iterações do modelo Apple Watch Ultra. Em alternativa, podemos também ver a Apple lançar novas pulseiras para integrar esta lanterna externa num futuro próximo.
Editores 4gnews recomendam: