Apple prepara-se para tomar uma das medidas mais radicais de sempre! (E vais gostar)

Filipe Alves
1 comentário

A Apple sempre foi conhecida por ser uma empresa reservada ao seu ecossistema. Ou seja, os produtos e serviços Apple funcionam melhor entre eles do que com serviços de terceiros. Isto porque a Apple nem sempre dava uma oportunidade aos concorrentes de fazer bem-feito.

Ao que parece, a empresa de Tim Cook está a pensar abrir o iOS, do iPhone e iPad, para sistemas concorrentes. Ou seja, poderás escolher o browser pré-definido como o Chrome ou o email como o Gmail.

Medidas radicais da Apple vão moldar o futuro do iOS do iPhone e iPad

Apple iPhone

Se esta mudança realmente acontecer, podemos dizer que foge totalmente àquilo que a Apple tem vindo a fazer nos últimos anos. Ou seja, a valorizar os seus produtos e serviços e a ignorar totalmente a concorrência.

Isto são ótimas notícias para o utilizador final que já não precisa de navegar no Safari onde não tem metade das suas informações guardadas. Ou então ter de fechar constantemente a aplicação do email quando clica numa morada de email sem intenção.

Apple está a ser obrigada a implementar estas medidas

Apple obrigada Chrome

Porém, não esperes que estas mudanças sejam feitas só porque a Apple acredita que os seus clientes ficarão mais satisfeitos. Muito pelo contrário.

Tudo começou quando o Spotify se queixou que a Apple não permite escolher a sua aplicação como pré-definida para o HomePod. Valorizando assim o Apple Music.

Pois bem, essa reclamação está em tribunal. O Spotify acusa a Apple de não dar o "direito da concorrência" porque os cenários não podem ser iguais nos dois produtos.

Devido a este processo a Apple poderá ser obrigada não só a resolver o problema do Spotify como dos outros produtos. Tudo indica que o Spotify ganhará a batalha no tribunal e isto significa que mais empresas entrarão numa guerra idêntica. Assim sendo, a Apple só está a antecipar o inevitável.

Ainda não há datas para essa implementação, porém, a WWDC (Conferência para desenvolvedores) da Apple deverá acontecer em junho e poderá ser o local perfeito para revelar as novidades.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.