Apple prepara-se para cortar acesso a serviços vitais nestes iPhone, iPad e mais

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A obsolescência programada verifica-se quando uma empresa deixa de suportar alguns dos seus produtos, passando a imagem de que os mesmos encontram-se ultrapassados ou obsoletos. Isso é algo que a Apple poderá levar a cabo novamente, a julgar pelos dados agora avançados.

Segundo um novo rumor, a tecnológica norte-americana prepara-se para cortar o acesso aos seus principais serviços em alguns dos seus produtos menos recentes. Uma decisão que se concretizará já a partir de maio.

As of early May, access to Apple services, with the exception of iCloud, will stop working on devices running:- iOS 11-11.2.6- macOS 10.13-10.13.3- watchOS 4-4.2.3- tvOS 11-11.2.6You'll likely receive notification prompting you to update

— Stella - Fudge (@StellaFudge) 5 de abril de 2023

Vários serviços Apple deixarão de funcionar em vários produtos da marca já em maio

Esta informação é avançada por Stella - Fudge que já se mostrou correta em outras temáticas Apple no passado. Ela afirma que vários iPhone, iPad, Mac, Apple Watch e Apple TV deixarão de suportar os serviços da empresa já no próximo mês.

Este final de suporte verificar-se-á nos produtos que corram as seguintes versões do software da Apple:

  • iOS 11.2.6
  • macOS 10.13 até 10.13.3
  • watchOS 4 até 4.2.3
  • tvOS 11 até 11.2.6

Equipamentos Apple que corram estas versões dos respetivos sistemas operativos deixarão de ser compatíveis com os principais serviços da empresa. A única exceção será a iCloud.

A Apple deverá notificar os utilizadores afetados por esta medida apelando a que atualizem para a versão mais recente do seu software sempre que possível. Quando tal não o for, a solução passará pela compra de um modelo mais recente.

As razões que levarão a Apple a tomar esta medida estão ainda por esclarecer. Todavia, algumas publicações da especialidade teorizam que tal deva-se à introdução de novos recursos que não funcionarão como idealizado nestas versões do seu software.

Esta decisão da tecnológica norte-americana não chega de rompante. No mês passado, a Apple publicou alguns documentos onde revela que algumas versões do seu software deixarão de suportar serviços como a App Store, Siri ou até o Maps.

Caso estas informações se verifiquem, o número de dispositivos afetados deverá ser reduzido. Segundo dados avançados pela tecnológica em fevereiro, apenas 8% dos iPhone ativos no mundo corriam o iOS 14 ou abaixo.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.