Apple prepara-se para apresentar o iPhoneOS já na próxima semana

Carlos Oliveira
Comentar

Arranca na próxima segunda-feira a edição deste ano da WWDC. Esta é a conferência anual da Apple para os programadores e na qual a empresa americana apresenta todas as novidades para os seus sistemas operativos.

Além das várias funcionalidades que já temos vindo a falar, a Apple prepara-se para dar por terminada a aposta no iOS. De acordo com o conhecido Jon Prosser, o iPhoneOS estará mesmo ao virar da esquina.

iPhone OS.

— Jon Prosser (@jon_prosser) 18 de junho de 2020

iOS vai dar lugar ao iPhoneOS

Naquele que é talvez o tweet mais curto de sempre de Prosser, ficamos a conhecer o futuro do sistema operativo para os smartphones da Apple. Jon Prosser não se desdobrou em detalhes, mas isto deverá significar apenas uma mudança de nome.

Ou seja, a tecnológica deverá deixar cair a designação iOS para nos apresentar o iPhoneOS. Isto é algo que faz sentido, depois de a empresa ter feito algo semelhante no ano passado com a transição para o iPadOS.

Jon Prosser tem construído uma boa reputação ao longo dos últimos meses, portanto, acredita-se que esta informação seja verídica. Até porque Max Weinbach vem corroborar a informação.

Dude I got a random email saying Apple would rename iOS to iPhone OS and the iPhone to Apple Phone and I didn't believe it...wow

— Max Weinbach (@MaxWinebach) 18 de junho de 2020

Poderá a Apple também mudar o nome dos seus smartphones?

Max Weinbach não se limitou a "confirmar" a informação de Jon Prosser como adicionou outro tema para discussão. Na mesma publicação, ele diz ter recebido um email não só a mencionar a transição para o iPhoneOS, como também para a introdução do Apple Phone.

O último ponto é aquele que suscita mais dúvidas. Por que razão iria a Apple mudar para o iPhoneOS para meses mais tarde apresentar o Apple Phone?

Esta manobra quebraria a sensação de objetividade que a empresa tem incutido no seu software. Passo a explicar. Para o iPad temos o iPadOS. Para os computadores Mac temos o macOS. Já para o Apple Watch temos o watchOS. Percebes onde quero chegar?

Em suma, a mudança do iOS para o iPhoneOS tem a sua lógica, mas a mudança para o Apple Phone já nem tanto. Isto obriga-nos a ter de deitar uma pitada de sal nestes dados. Mas pelo menos a questão do software será oficialmente esclarecida já na próxima semana.

Antes de ires, vê a análise ao iPhone SE (2020). Além disso, descobre tudo o que já sabemos sobre os iPhone 12, a próxima geração de telemóveis para 2020.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.