Apple prepara o lançamento dos novos MacBook Pro com chip M4

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Uma nova geração dos portáteis de topo da Apple está já em desenvolvimento no seio da empresa. Tal como se esperaria, estes modelos chegarão ao mercado com um novo processador, o M4 que ainda não foi anunciado.

A informação foi avançada por Mark Gurman durante uma sessão de perguntas e respostas acerca do Apple Car. Quase de forma inusitada, o jornalista da Bloomberg confirma que este é um projeto ainda em desenvolvimento.

Não esperes a chegada dos MacBook Pro com M4 ainda em 2024

Note-se que Gurman não avança com detalhes pormenorizados sobre a próxima geração MacBook Pro. Ele limitou-se a referir que estes produtos "acabaram de iniciar o desenvolvimento formal".

MacBoook Pro

Isto significa a improbabilidade do seu lançamento ocorrer ainda durante o ano de 2024. O calendário mais provável para o seu lançamento será algures no verão de 2025.

Dado que podemos retirar do habitual calendário de lançamentos da Apple neste segmento. Recordo que a empresa costuma desvendar uma nova geração do Apple Silicon a cada ano e meio, sensivelmente.

Ora, os MacBook Pro com processador M3 chegaram em outubro passado, portanto, só no verão do próximo ano é que deveremos ficar a conhecer o seu sucessor. Além disso, ainda não foi anunciado o M3 Ultra, algo que se especula que possa acontecer a meados de 2024.

O que podemos esperar do M4?

Para já, não temos respostas concretas para esta questão. Ainda assim, espera-se que este processador seja desenvolvido com base no A18 Bionic, que chegará em setembro com os iPhone 16.

Uma das melhorias que se espera para o M4 é um aumento nos seus núcleos Neural Engine. Com a crescente popularidade da IA em diversos produtos eletrónicos, a Apple certamente quererá aumentar a sua capacidade de processamento deste tipo de tarefas.

A título de curiosidade, o A17 Pro presente nos iPhone 15 Pro é capaz de processar até 35 biliões de tarefas por segundo. É apenas natural que se espere que este valor aumente com o lançamento do seu sucessor.

Relativamente ao processo de fabrico do M4, ainda não será desta que a empresa abraçará a litografia de 2 nm. Isto porque a TSMC só deverá iniciar o desenvolvimento desta tecnologia no final de 2025.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.