Apple prepara lançamento de ecrãs OLED no iPad e MacBook Pro, mas há um senão

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Após a transição para os ecrãs mini-LED iniciada este ano, os fãs da Apple continuam à espera que a marca evolua para os ecrãs OLED. Essa é, de facto, uma intenção da tecnológica americana, mas as coisas não estão a correr como o planeado.

Segundo um relatório divulgado pela publicação The Elec, o lançamento de ecrãs OLED nestes produtos está atrasado. Nesse sentido, o lançamento do primeiro iPad e MacBook Pro com este tipo de ecrã acontecerá mais tarde do que se previa.

Primeiro iPad OLED só em finais de 2023

Depois do iPhone e do Apple Watch, o iPad será o próximo produto da Apple a transitar para um ecrã com tecnologia OLED. Embora vários rumores iniciais apontassem já para 2022, o relatório de hoje adia essa calendarização.

Baseado no testemunho de fontes ligadas à cadeia de produção dos produtos Apple, é avançado que o primeiro iPad com esta tecnologia só chegará no final de 2023 ou em 2024. Ou seja, teremos de esperar, pelo menos, mais dois anos pelo lançamento desta tecnologia.

Este componente terá a tecnologia LTPO, o que significa que a Apple colocará neles uma taxa de atualização dinâmica. Tal como sucede nos iPhone 13 Pro, esta poderá oscilar entre os 10 Hz e os 120 Hz consoante o conteúdo.

Ecrã OLED no MacBook Pro só em 2025

Já no que concerne à evolução dos portáteis da Apple, a transição dar-se-á um ano mais tarde que nos iPad. Isto significa que o primeiro MacBook Pro OLED poderá ser lançado para o mercado apenas em 2025.

Este adiamento dever-se-á a complicações na produção deste componente e na dificuldade em controlar os custos de produção associados. Até porque a tecnologia utilizada não será a mesma que vemos no iPhone.

Ao contrário dos smartphones da Apple, os MacBook Pro utilizarão um ecrã com duas camadas de iluminação vermelha, verde e azul. Note-se que os iPhone utilizam apenas uma camada.

Com esta evolução, a Apple lançará produtos com ecrãs com o dobro do brilho dos produtos atuais. A Apple encontra-se em negociações com a Samsung e LG para o fornecimento destes componentes.

Uma última nota para dar conta de que os ecrãs micro-LED também fazem parte do futuro dos produtos Apple. Trata-se de uma tecnologia superior ao mini-LED já no mercado e que será aplicada no longo prazo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Primeiro iPhone com USB-C do mundo já está à venda
  • Apple bate recorde de vendas dos MacBook. E há um grande culpado!
  • iPhone 14 não terá uma das mudanças mais esperadas
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.